Advogado do Vasco fala sobre situação de Montoya; Dakson passou por problema parecido

Terça-feira, 23/07/2013 - 20:02

Montoya já vive um martírio em São Januário. Devido a um erro do All Boys, seu ex-clube, no sistema online de transferências da Fifa, o colombiano só será liberado para jogar quando a entidade der um parecer positivo à CBF sobre o impasse. Após reunir provas documentais de que está isento de culpa no caso e enviar o ofício, o clube espera a solução até o fim da próxima semana, embora não haja prazo estabelecido.

- Pela experiência neste tipo de situação, achamos que deve ser algo em torno de dez dias - explicou o advogado do Vasco, Fernando Lamar.

Assim, o meia não enfrenta o Criciúma, neste sábado, e dificilmente entra em campo também contra o Goiás, no dia 1º de agosto. A tendência é que sua estreia aconteça no clássico com o Botafogo, no dia 4, ainda sem local indefinido, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em seguida, o Vasco estreia nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Apesar de ter sido contratado há cinco semanas, Montoya teve os R$ 3 milhões referentes ao seu pagamento depositados apenas na quinta passada, antevéspera do fechamento da janela internacional, o que causou a correria. Os argentinos, então, iniciaram o procedimento, mas tiveram sua senha de acesso do TMS bloqueada, e o caso não foi contornado a tempo de evitar mais transtornos e expectativa para os torcedores cruz-maltinos, ansiosos para vê-lo em ação em meio a notícias de atuações destacadas em treinamentos.
Credita-se o equívoco ao fato de o All Boys ser um time pequeno de Buenos Aires e desacostumado a este tipo de negócio fora de seu território. De fato, o único estrangeiro no elenco era o colombiano, um de seus principais nomes. Durante as últimas décadas, o clube, com 100 anos de fundação, esteve na Segunda Divisão, retornando à elite em 2010.

Há exatamente um ano, o clube enfrentou situação similar com Dakson. À época, a inscrição do camisa 84 aconteceu quase dois meses depois do problema com a federação búlgara. No entanto, a discussão era diferente: o fuso horário era apontado como o vilão para a demora.

Após diversas trocas de e-mail entre os advogados do jogador e a Fifa, o aval enfim saiu. Como se tratava de um nome desconhecio e oferecido pelo empresário Pedrinho Vicençote, que aluga o CT de Itaguaí às categorias de base, a diretoria não se envolveu diretamente.

- Nesse caso, agimos de boa fé. O caso é parecido, sim, por envolver a Fifa, mas lá tinha coisa a ser acertada o clube e o jogador, por isso demorou mais - ressaltou Lamar.

Guiñazu fora, e Fagner liberado

O volante Guiñazu, que assinou contrato nesta terça-feira, também não joga sábado e terá de aguardar. Mas a situação é simples e tem outra explicação: a Ferj estará em recesso de quarta a sexta, devido aos feriados decretados por conta da Jornada Mundial de Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, e só o inscreverá a partir de segunda-feira que vem. Por ter rescindido com o Libertad, do Paraguai, não se configura a transação internacional.

Por sua vez, o lateral Fagner já está regularizado na CBF e pode encarar o Criciúma. Sua regularização foi agilizada pelo Wolfsburg, da Alemanha, que o comprou do Vasco em 2012.

Fonte: GloboEsporte.com