Problema no sistema de transferências da Fifa pode atrasar regularização de Montoya

Sábado, 20/07/2013 - 15:46

Um problema no sistema de transferências da Fifa pode atrasar a liberação de Montoya para vestir a camisa do Vasco. O All Boys, que negociou o colombiano, está com a sua senha bloqueada no Transfer Matching System (TMS) e, dessa forma, não consegue inserir no sistema as informações necessárias para concluir a transferência. De acordo com o diretor jurídico do Vasco, Gustavo Pinheiro, a CBF e a AFA (Associação do Futebol Argentino) estão cientes do caso e colaborando para encontrar uma solução.

Pinheiro explicou que as informações têm de ser inseridas no sistema até 23h59m59s deste sábado, no horário brasileiro. Caso isso não seja possível, os clubes deverão explicar por escrito tudo o que aconteceu para, a partir daí, ser solucionada a questão.

- Estamos tentando resolver. O problema é no sistema de transferência. O login e a senha deles estão bloqueados por alguma razão, e estão desde ontem (sexta-feira) tentando resolver, em contato com o pessoal responsável. Pelo Vasco está tudo resolvido, o problema é com o clube dele, que não consegue inserir os dados no sistema.

Questionado se o problema pode impedir a transferência do jogador, que treinou entre os reservas na manhã deste sábado pois não poderá ser relacionado para o clássico deste domingo, contra Fluminense, no Maracanã, Pinheiro afirmou que não existe essa possibilidade.

- Impedir, não. Pode não acontecer no formato automático a que a gente está acostumado. Nesse caso teria de fazer uma solicitação esclarecendo tudo o que ocorreu. É evidente que não seremos prejudicados por uma coisa dessa, um problema de sistema. Mas a demora desse procedimento é maior. A AFA já mandou e-mail para a CBF explicando o que está havendo, está todo mundo ciente de que ninguém tem culpa nisso, é um problema do sistema mesmo. Estamos todos trabalhando, não saio desse telefone.

Ainda sobre a possibilidade de demora na liberação do jogador por causa do problema no sistema, Pinheiro disse que prefere nem cogitar essa hipótese.

- Por ora, não quero nem pensar nisso. Todo o esforço é para a gente resolver da forma normal. Enquanto não termina o dia, não terminou a função. Tem de ser resolvido até 23h59h59s do horário brasileiro. É chato porque fizemos tudo, pagamos, está tudo resolvido, tudo encaminhado. Se fosse como antes, se não tivesse o sistema, estaria resolvido. Nesse sistema, as duas partes inserem as informações, a Fifa dá o ok, vai para a CBF requisitar a transferência para a AFA, que envia a transferência.

Montoya treina no Vasco há mais de um mês e chegou a ser escalado no time titular pelo técnico Dorival Junior nos treinos desta semana. O obstáculo para a liberação era a quitação de uma dívida de R$ 3 milhões por parte de investidores que adquiriram seus direitos econômicos, o que só aconteceu na última quinta-feira.

Fonte: GloboEsporte.com