Ministério Público envia recomendação a organizadas de Vasco e Fluminense antes do clássico

Sábado, 20/07/2013 - 15:55

O Ministério Público do Rio de Janeiro expediu uma recomendação às torcidas organizadas do Vasco para que não promovam, pratiquem, incentivem ou envolvam-se em atos de violência durante o clássico deste domingo contra o Fluminense às 18h30, no Maracanã.

O documento foi entregue aos presidentes da Torcida Jovem do Vasco, da Torcida Young Flu e o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios, o GEPE, o tenente-coronel Fiorentini, pela promotora Glícia Pessanha Crispim. Segundo nota do MP, o motivo da recomendação foi uma notícia de que a Força Jovem, uma das torcidas organizadas do time cruzmaltino teria publicado um manifesto incitando a violência e anunciando o risco de conflito para o jogo entre Fluminense e Vasco. Confira a integra da nota:

A 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital expediu, nesta sexta-feira (19/07), recomendação às torcidas organizadas do Clube de Regatas Vasco da Gama para que não promovam, pratiquem, incitem ou envolvam-se em quaisquer atos de violência durante o jogo que será realizado no próximo domingo (21/07), no Estádio Mário Filho (Maracanã), na Zona Norte.

O documento foi entregue durante uma reunião entre a promotora de Justiça Glícia Pessanha Viana Crispim, o presidente da Torcida Organizada Young Flu, Carlos Henrique, o presidente da Torcida Organizada Força Jovem do Vasco, João Paschoa, e o comandante em exercício do Grupamento Especial de Policiamento dos Estádios (GEPE), coronel da PM Fiorentini.

O motivo da reunião foi a notícia de que o Grêmio Recreativo Torcida Organizada Força Jovem do Vasco teria divulgado nas redes sociais e outros meios de comunicação um manifesto incitando a violência e anunciando risco de conflito para o jogo entre o Fluminense e o Vasco, em represália à definição do novo local destinado a cada uma das torcidas no interior do estádio.

A promotora aproveitou a oportunidade para ressaltar a necessidade do cumprimento do termo de ajustamento de conduta celebrado em junho de 2011 com as torcidas organizadas dos grandes clubes do Estado do Rio de Janeiro e do Estatuto do Torcedor, sob pena de banimento e dissolução da torcida organizada. Em resposta, as torcidas reforçaram o compromisso de não realizar quaisquer ato de violência ou desordem e se comprometeram a respeitar as orientações do GEPE.

*Recomendação é uma medida jurídica extrajudicial prevista na Lei da Ação Civil Pública e tem como objetivo resolver problemas que afetem direitos coletivos, sem a necessidade de se acionar a Justiça.


Fonte: Super Rádio Tupi