Euller fala do momento do Vasco, Eder Luis e relembra título da Mercosul

Sábado, 27/07/2013 - 17:43

Euller confia em crescimento do Vasco no Campeonato Brasileiro

Ídolo dos vascaínos e integrante de um grupo que era considerado uma Seleção, o Vasco de 2000, o ex-atacante Euller tem acompanhado o dia a dia do clube da Colina, por quem sempre teve grande carinho. O "Filho do Vento", como era conhecido, afirma que, com a chegada de Juninho e reforços com Fagner e Guiñazu, o Vasco tem muito a crescer no Campeonato Brasileiro:

“Eu acredito que sim. Havia a necessidade muito grande do Vasco em se reforçar e trazer de volta a confiança, isso foi adquirido nessa parada da Copa das Confederações, na volta do Juninho e, claro, ganhando o clássico. Quando você ganha um clássico, você realmente, tem de volta aquela confiança de poder entender que você é capaz e que o grupo é capaz e tem condições de poder ganhar as partidas. Hoje é um jogo que não vai ser fácil, mas com a torcida vibrando e incentivando do início ao fim, o Vasco da Gama tem condições totais de poder ganhar mais uma partida e aumentar ainda mais sua confiança”relatou Euller a Rádio Globo.

Euller espera que Eder Luis retome sua boa fase no Vasco

Um jogador do atual grupo do Vasco e que foi comparado ao ex-atacante Euller, é Eder Luis, por conta de suas jogadas de velocidade, tendo sido apelidado de "Neto do Vento". Há um bom tempo Eder vem em má fase, já tendo ido para o banco de reservas em alguns jogos. Euller, convidado da Rádio Globo no programa Liga dos Trepidantes, explica o atual momento do atacante vascaíno, e antes assemelha as características de Eder com as que possuía em seus tempos de jogador:

“Realmente temos uma característica semelhante, que é a velocidade. Porém, eu acredito que tenha acontecido com Eder é a questão de você querer mais finalizar a jogada do que preparar a jogada. Eu me preocupava em atender um centroavante, deixar o Romário na cara do gol, eu dava mais assistências do que finalizava. Houve uma cobrança muito grande no Eder e ele deixou essa característica de assistência de lado pra poder tentar finalizar e resolver a parada. Ele, como velocista, tem muito mais facilidade de preparar do que finalizar. Se ele voltar com o pensamento de que ele precisa dar essa assistência, preparar as jogadas, fazer as jogadas de velocidade pelos lados, pela linha de fundo, rolar a bola pra trás e sempre deixar o companheiro na cara do gol, acredito que ele volte àquele início de Eder Luis.”

Euller revela bastidores da Virada do Século, jogo de 2000

20 de dezembro de 2000, uma data que nenhum vascaíno vai esquecer, representou a virada de um jogo que parecia improvável, contra o Palmeiras, tendo sido conhecido como a "Virada do Século". O ex-atacante Euller, um dos protagonistas daquele jogo, considera a virada como um marco histórico e revela que muitos assistem e usam como motivação, seja em qual for a esfera da vida:

“Com certeza, foi um jogo histórico pra todos nós jogadores, comissão técnica, diretoria, torcedor, a vida do clube. Um vídeo motivacional hoje da Internet, quando se procura algo de motivacional, está lá essa partida, então sem dúvida que isso virou um marco para todos nós que fomos protagonistas desse feito.”

Euller revelou a Rádio Globo os bastidores do intervalo do confronto que terminou 4 a 3, e o que o técnico do época, Joel Santana, disse aos atletas:

“Na verdade, no primeiro tempo nós não fomos o Vasco que a gente estava sendo, nós sabíamos da qualidade que cada um tinha, nós éramos um grupo unido, sem vaidades, nós sabíamos que poderíamos até virar a partida. Mas naquele jogo do Palmeiras, fomos para o vestiário assustados diante do que aconteceu, e não foi 3 a 0, foi 3 a 0 e um chocolate, era pra ter sido mais. Nós olhávamos uns pros outros pra saber o que estava acontecendo, no intervalo, Joel Santana tinha acabado de chegar, as palavras dele eram pra motivar a equipe, e acho que o segredo foi na volta, ali naquela entradinha do campo, nos reunimos ali, um olhou pro outro e falou: “Nós não podemos aceitar isso, não. Vamos tentar minimizar”. Não imaginávamos a virada, mas queríamos minimizar aquele feito do primeiro tempo, e de fato mudamos a postura de jogar, a entrada do Viola também deu uma motivação muito grande. Até mesmo com o Júnior Baiano expulso, nós conseguimos reverter um resultado, que nós fomos criando no segundo tempo. Na medida que iam saindo os gols, nós íamos vendo as possibilidades, fomos em busca e acabamos virando aquela partida, que ficou marcada.”

Euller revela que demissão de Oswaldo, em 2000, abalou atletas

Um episódio que foi polêmico e que antecedeu a decisão da Copa João Havelange e da Copa Mercosul foi a demissão do técnico Oswaldo de Oliveira, após empate de 2 a 2 com o Cruzeiro, em São Januário. Euller, o eterno "Filho do Vento", comentou a Rádio Globo sobre o ocorrido, e revelou que isso abalou alguns jogadores:

“Nós vivemos uma semana diferente, percebi que alguns jogadores ficaram abatidos com a saída do Oswaldo, diante da situação como foi , inesperada, saindo de um jogo em São Januário com um empate, e de repente estarmos sem treinador. Realmente isso trouxe um desgaste emocional pro grupo, e diante do jogo do Palmeiras, queira ou não, você sente aquilo que se perdeu. O bom é que o grupo era bem maduro e absorveu isso muito rápido. O chocolate que tomamos no primeiro tempo abriu nossos olhos e voltamos totalmente diferentes.”

Fonte: Supervasco