São Januário é um dos 9 estádios brasileiros que já sediaram final de Libertadores

Quarta-feira, 24/07/2013 - 16:52

O Mineirão terá nesta quarta-feira o privilégio de abrigar a sua quinta final de Libertadores na história, contando partidas de ida ou de volta. Desta vez, os donos do espetáculo serão o Atlético-MG e o Olímpia-PAR. Nas outras quatro decisões no principal palco de Minas, o Cruzeiro foi o mandante – em 1976, 1977, 1997 e 2009. O jogo derradeiro – que definiu o campeão - só havia sido disputado no estádio em duas oportunidades. Em 1997, a Raposa ficou com a taça ao bater o Sporting Cristal-PER, gol de Elivélton. Em 2009, o clube celeste recebeu o Estudiantes e acabou derrotado por 2 a 1, numa virada que emudeceu completamente o Mineirão.

Em toda a história, foram 32 partidas de final da Libertadores em solo brasileiro, em nove estádios diferentes. O nosso estádio que mais vezes sediou uma decisão da maior competição da América do Sul é o Morumbi. Apesar de pertencer ao São Paulo, o campo já recebeu decisões de Palmeiras e Santos também. E ambos foram superados pelo Boca Juniors-ARG.

Com seis finais da Libertadores, o Pacaembu vem em seguida entre os estádios brasileiros. O mais curioso é que os quatro grandes de São Paulo e o São Caetano já fizeram a decisão continental por lá. Somente Santos e Corinthians saíram com a taça, justamente nas duas últimas edições do torneio.

Beira-Rio e Olímpico, ambos em Porto Alegre, receberam quatro finais cada da competição. Entretanto, no estádio do Internacional houve uma decisão sem a presença colorada. Em 2005, o Atlético-PR foi proibido de mandar o seu jogo diante do São Paulo na Arena da Baixada por conta da capacidade do estádio e acabou levando o confronto para a capital gaúcha. Maracanã, Palestra Itália, São Januário e Vila Belmiro também já foram sede da final da Libertadores.

Veja a lista de finais da Libertadores realizadas no Brasil:



Fonte: Blog Numerólogos - GloboEsporte.com