Mauro Galvão fala sobre Dorival e Juninho e pede utilização da base

Terça-feira, 16/07/2013 - 23:31

O diretor-executivo das categorias de base do Vasco, Mauro Galvão, concedeu na noite desta terça-feira (16/07) uma entrevista para o programa "Só dá Vasco". Na oportunidade, o eterno ídolo vascaíno falou sobre a chegada de Dorival Júnior, comemorou o retorno de Juninho Pernambucano e afirmou que torce para que os jovens da base sejam mais utilizados.

Confira a transcrição da entrevista:

Importância da chegada do Dorival e mais aproveitamento da base

"É, eu acho que o principal é a gente sentir isso na prática. Não adianta a gente conversa, conta história e diz que vai fazer e acontecer. Não adianta trazer jogadores de outros clubes para jogar no Vasco. Temos que trazer jogadores que possam desequilibrar e fazer a diferença. Podemos ter aqui no Vasco e acho que eles têm que ter essas oportunidades. Espero que a gente possa começar uma nova etapa com o Dorival. Está procurando fazer treinos com a equipe sub-20. Não tem jeito, pra ver se o jogador é bom, tem que fazer o treino com a equipe de base. E hoje vimos isso. Em outro momento, podemos ver outra equipe. Talvez o sub-17. Não podemos comprometer os jogadores que temos no clube. Fica difícil falar alguma opinião sobre os jogadores que a gente não conhece"

Jogadores novos perdendo espaço para jogadores duvidosos

"Não é que a gente tenha alguma coisa contra com o jogador que vem para o Vasco. O clube tem que trazer jogadores que realmente venham acrescentar em alguma coisa. Não tem necessidade de trazer jogador para compor elenco. Precisamos de uma referência, que possa ser um líder. Jogadores com o porte de Juninho. Acho que é por ai. Não podemos colocar jogadores como vitrines. E os nossos jogadores? Vamos botar aonde? Isso é complicado, mas é uma situação que deve mudar agora. Principalmente quando vem com o passe fora dos padrões, é complicado. Volto a repetir: Jogador para chegar no Vasco, ele tem que ser diferente".

Jogador que você acha que está mais preparado para brigar pela titularidade

"É difícil te falar, mas temos jogadores que têm condições de jogarem no profissional do Vasco. O mais importante é o Dorival conhecer bem a equipe e saber os jogadores que podem contar. Não é fácil você chegar no clube e saber tudo isso. É um processo mais lento que você vai conhecendo no cotidiano. Os jogadores da base que foram chamados, no momento que estivermos estabilizados, poderão ter muitas oportunidades. Certamente tem que ter um perfil que agrade. Jogadores com maior peso e envergadura serão jogadores diferenciais. O Montoya é um jogador que vem contratado pelo Vasco. 21 anos e um potencial muito bom pelo que a gente vi. Tem tudo para fazer bons jogos e ser o diferencial".

Importância do Juninho

"O Juninho é um jogador que tem uma identidade e dedicação muito grande com o Vasco. A torcida reconhece isso. O Juninho sabe da importância que tem no clube. Acho que sim que ele pode ajudar tanto na parte técnica, como na parte de liderança, na hora de comandar o vestiário. É uma situação que temos que tomar cuidado. Temos que ter sempre líderes positivos, líderes negativos não fazem bem para o futebol. Ele tem muita qualidade e com certeza pode ajudar muito o Vasco, até mesmo nesse processo que estão vindo da base. Pode ser o cara que vai dar aquele toque para os garotos, o que precisa ser feito, o que precisa ser preparado. Ele chegou jovem no Vasco, veio lá de Recife e teve o seu momento até a hora certa de jogar. Cada jogador da base tem o seu perfil. Tem jogadores que com 17 anos já tem personalidade e mostram seu potencial, já com outros são mais tarde. Agora, principalmente com a equipe se acertando, tendo um padrão de jogo, com certeza todo mundo vai ganhar com isso. A gente tem que procurar ver as coisas positivas e não tenho duvidas que o Vasco vai mudar esse quadro e logo estará jogando bem".

Encontro com Dorival Júnior

"Isso é muito difícil de explicar. O profissional, ele tem realmente a liberdade de controlar, mas existe toda a possibilidade de ver os jogadores da base do Vasco, mas é preciso ver. O que o Dorival fez hoje? Fez um encontro com a base do Vasco. Se temos um jogador com potencial na base, não é necessário que a gente contrate jogador. É mais um acompanhamento do trabalho do clube. Se você tem um jogador interessante, um meia, que você pode colocar na equipe profissional, se ele não for acima da média, não adianta. Trazer jogador para encher e não jogar nada é complicado. Como falei anteriormente, a única forma de ver os jogadores da base é vendo. Não adianta eu contar ou dizer que fulano joga muito. O treinador que trabalho tem que acompanhar".

Fonte: Só Dá Vasco