Diretor do centro de memória do Vasco fala sobre passagem da Seleção por São Januário em 1950

Sexta-feira, 28/06/2013 - 13:45

Faltando dois jogos para o fim da Copa do Mundo de 1950, a delegação da seleção brasileira mudou de casa. O grupo saiu do Joá para São Januário. Deixaram a paz e a tranquilidade de uma mansão na zona oeste para o clima festivo do estádio do Vasco da Gama, na zona norte do Rio de Janeiro. A troca aconteceu justamente antes do duelo contra a Espanha, vencido pelo time canarinho por 6 a 1. Coincidência ou não, o endereço será visitado nesta sexta-feira, às 15h (de Brasília), pelo time comandado por Luiz Felipe Scolari.

E tudo às vésperas da decisão da Copa das Confederações, contra a própria Roja. No domingo, às 19h (de Brasília), a Seleção vai encarar a Espanha no Maracanã. O duelo será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Na ocasião, no dia 13 de julho de 1950, o Brasil atropelou a Espanha e venceu por 6 a 1. Os gols foram marcados por Ademir Menezes (2), Chico (2), Jair Rosa Pinto e Zizinho. Igoa descontou para a Espanha.

- A Espanha tinha um ataque espetacular. Fizemos uma das maiores partidas do Maracanã – afirmou Flávio Costa, técnico da Seleção em 1950, em entrevista na época.

Mas a visita ao Vasco não foi apenas antes do penúltimo jogo da Copa de 50. Antes da fatídica decisão contra o Uruguai, a preparação também foi em São Januário. E o resultado não foi favorável. Num Maracanã lotado, o Brasil foi derrotado pela Celeste por 2 a 1 e viu o sonho ir por água abaixo. Certo mesmo é que o clima da equipe comandada por Felipão é bem mais ameno do que o vivido pelo time de 50 em sua passagem pelo estádio cruzmaltino há 63 anos.

A passagem por São Januário em 1950 não foi vista com bons olhos pelo grupo. A calmaria do Joá foi trocada pelo oba-oba da Colina.

- Estávamos no céu e nos colocaram no inferno. Saímos do Joá, que era uma tranquilidade danada, uma paz, para São Januário. Só nos lembrávamos dos jogos no dia das partidas. Pensávamos: “nós vamos ao Maracanã destruir aqueles gringos”. E foi assim até o jogo contra a Espanha– afirmou Barbosa, goleiro em 50, em documentário exibido pela TV Cultura na década de 80.

Zizinho usou um discurso bem parecido com o de Barbosa e foi além. Como era ano de eleições presidenciais, a Seleção precisou participar de inúmeros compromissos políticos durante a passagem por São Januário. De Cristiano Machado ao prefeito Mendes de Morais. Todos aproveitaram a estadia do time canarinho na Colina.

Enquanto um dos políticos, que era candidato a presidente da República, discursou diante dos jogadores na sala de troféus do estádio, o outro fez uma exigência.

- O clima foi de desconcentração total. No dia do jogo, nós estávamos no refeitório e fomos retirados para participar de discursos na sala de troféus do Vasco. Depois, o prefeito da cidade afirmou: “nós demos o Maracanã a vocês. Agora exigimos de vocês a conquista do campeonato”. Um imbecil – contou Zizinho, também no documentário da TV Cultura.

Até patrocinadores contaram com a vitória antes da decisão diante da Celeste. Zizinho conta que uma foto do time com a faixa foi produzida e publicada antes da final no Maracanã. Tal situação incomodou os jogadores.

- Fizeram uma foto para uma marca de cerveja, que vendeu muito na época, para ser publicada caso o time fosse campeão. O problema é que a foto foi publicada com a seguinte manchete antes do jogo: “Brasil, campeão do mundo”.

Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o diretor do centro de memória do Vasco, João Ernesto, não soube precisar se a Seleção realmente teve uma passagem pelo estádio para a preparação dias antes da final.

- Os jornais da época dizem que sim. Não temos nada documentado de maneira oficial. Creio que os treinos para a competição tenham sido realizados em São Januário. Meses antes um torneio foi disputado no estádio - contou.

Após o treino em São Januário, a Seleção de Felipão terá apenas mais uma atividade antes da decisão. O treino de reconhecimento no Maracanã será no sábado, às 15h (de Brasília).

Fonte: GloboEsporte.com