Seleção Brasileira conquistou títulos e fez 23 jogos em São Januário

Quinta-feira, 27/06/2013 - 17:32

Marcado para as 15h desta sexta-feira, o treino do Brasil em São Januário marca o retorno a um palco pouco usado nas últimas décadas, mas que foi a principal casa da seleção brasileira no Rio até a inauguração do Maracanã, em junho de 1950. Na última vez em que disputou uma partida no estádio do Vasco (14/07/1993), a equipe venceu o Paraguai por 2 a 0, gols de Branco e Bebeto. Bernard, jogador mais novo deste elenco que disputa a Copa das Confederações, sequer tinha completado um ano de idade.

As glórias foram muitas ao longo dos anos 1940 e início dos 1950. Em 1945, o Brasil conquistou seu terceiro título da Copa Roca, torneio disputado contra a Argentina (retomado em 2011 com o nome de “Superclássico das Américas”). Após uma derrota por 4 a 3 no Pacaembu, a equipe treinada por Flávio Costa desembarcou na então capital federal precisando vencer para forçar um terceiro jogo. A vitória foi incontestável: 6 a 2, com gols de Leônidas da Silva, Zizinho, Chico, Heleno de Freitas e dois de Ademir Menezes, craque do Vasco, acostumado a balançar as redes em São Januário. No desempate, novo triunfo brasileiro: 3 a 1. Heleno de Freitas, Eduardo Lima e o zagueiro Fonda, contra, marcaram para o Brasil.

Dois anos depois, veio a conquista da Copa Rio Branco, campeonato disputado por Brasil e Uruguai entre 1931 e 1976. A seleção uruguaia foi derrotada por 3 a 2, com gols de Tesourinha, Heleno de Freitas e Jair da Rosa Pinto. Foi em 1949, no entanto, que a seleção brasileira alcançou seu momento mais importante em São Januário. Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia, Chile, Uruguai, Equador e Colômbia disputaram o Campeonato Sulamericano, embrião da Copa América. Além de São Januário, Pacaembu, Vila Belmiro, General Severiano e o estádio Otacílio Negrão de Lima, antiga casa do América-MG, receberam jogos da competição.

As oito seleções se enfrentaram em turno único. Brasil e Paraguai terminaram empatados, o que forçou a necessidade de uma partida extra para definir o campeão. Em São Januário, a seleção brasileira massacrou o adversário: 7 a 0, com três gols de Ademir, dois de Tesourinha e outros dois de Jair da Rosa Pinto. A conquista encerrou um jejum de 27 anos sem títulos brasileiros no torneio sulamericano.

No ano seguinte, uma nova vitória sobre o Paraguai (2 a 0) foi o primeiro passo para o título da Taça Oswaldo Cruz, que viria definitivamente seis dias depois, após empate por 3 a 3 no Pacaembu. O torneio foi disputado pelas duas seleções entre 1950 e 1976. Já o título da Copa Rio Branco foi mais suado. Na primeira partida, no Pacaembu, o Uruguai venceu por 4 a 3. Vitórias por 3 a 2 e 1 a 0 em São Januário, no entanto, revertaram a vantagem uruguaia e deram o troféu ao Brasil. Esta vitória brasileira por 1 a 0, aliás, aconteceu no último confronto entre as duas equipes antes da fatídica derrota brasileira na Copa de 1950.

Após a inauguração do Maracanã, a seleção brasileira ficou 49 anos sem jogar no estádio. O retorno aconteceu em 1989, em um amistoso com o Japão. Bismarck fez o gol que deu a vitória ao Brasil. Quatro anos depois, outro resultado positivo contra o Paraguai: 2 a 0, no último jogo disputado pela seleção em São Januário.

Entre jogos oficiais e amistosos, a seleção brasileira já disputou 23 partidas em São Januário. São 19 vitórias, um empate e três derrotas. A pior delas aconteceu logo na primeira partida oficial do Brasil no estádio: 5 a 1 para a Argentina, em jogo válido pela Copa Roca de 1939.

Careca prepara o chute e enfrenta a marcação de dois japoneses no amistoso disputado em 1989, em São Januário


Fonte: Globo Online