Após 25 anos de futsal, vascaíno Cazuza se divide entre o showbol e futebol 7

Sexta-feira, 28/06/2013 - 09:07

O tempo não para para Cazuza. Aos 38 anos, 25 deles dedicados ao futsal, o jogador já teve passagens por Flamengo, Botafogo, Vasco, Petrópolis, Jaraguá, Joinville, Vassouras, Macaé, além de clubes de Espanha e Tailândia. De volta ao Cruzmaltino, o atleta agora acumula funções. Defende a equipe vascaína no showbol e no futebol 7 e se diz incapaz de escolher entre as duas modalidades. Com a contratação de Petkovic pela equipe do Flamengo, um clássico contra o sérvio se aproxima e vem gerando expectativa no veterano das quadras.

- Eu atuei no futsal por 25 anos e fico feliz em defender o Vasco novamente no showbol e no futebol 7, que vem ganhando cada vez mais visibilidade.

Guilherme Silva, seu nome de batismo, ganhou o apelido de Cazuza aos 15 anos, durante uma aula na escolinha de futebol onde treinava. A alcunha pegou, e o jogador a carregou em todas as camisas dos times pelos quais passou.

- Foi o professor da escolinha que me chamou de Cazuza pela primeira vez. Foi bem no ano que o Cazuza, cantor, tinha morrido. Depois disso todo mundo começou a me chamar assim e não tive escolha a não ser adotar o nome na minha carreira profissional.

Esta é a terceira passagem de Cazuza pelo Vasco. A primeira foi em 1999, e a segunda, em 2001. Em meados do ano passado, o jogador recebeu o convite para integrar o time de showbol do Cruzmaltino.

- Um coordenador do showbol do Vasco me ligou e como eu estava parado, ele me chamou para o time. Eu senti muito a diferença entre os dois esportes. No começo, eu ficava muito perdido no showbol, porque diferentemente do futsal, a bola não sai. Com o tempo, eu fui pegando o jeito. Já o futebol 7 é mais tranquilo e se parece muito com o futebol de salão. Um jogo mais dinâmico e de toques mais rápidos.

Conciliar o showbol com o futebol 7 não tem sido problema para Cazuza, pois os calendários das duas modalidades não se confrontam. Mas se o jogador tivesse que optar por um dos dois, enfrentaria uma saia-justa.

- Eu teria uma escolha difícil. Ficaria em cima do muro porque gosto de jogar os dois.

Recentemente contratado pelo Flamengo, Petkovic já estreou pelo Rubro-Negro, e um clássico contra o Vasco se aproxima. Para Cazuza, a chance de enfrentar o sérvio no futebol 7 vem gerando expectativa.

- É uma grande oportunidade enfrentar o Petkovic em uma partida de futebol 7. Ele é um grande jogador e vem trazer ainda mais visibilidade para o esporte.

O Vasco é um dos times que lutam pela última vaga no Mundialito de Futebol 7, que acontece entre 11 e 14 de julho, no Rio de Janeiro. Flamengo e Botafogo já estão classificados para a competição. A partir desta sexta-feira, oito equipes vão disputar o qualifying, que vai decidir quem será o terceiro representante brasileiro.

- Estamos indo com tudo. É um tiro curto. A equipe que estiver melhor leva, e acho que temos muitas chances - encerrou Cazuza.

Fonte: GloboEsporte.com