Lista de atletas oriundos da base 'encostados' no Vasco tem Rodrigo Dinamite, Andrey e Willen; confira

Terça-feira, 25/06/2013 - 07:19

O Vasco da Gama viajará em breve até a cidade de Uberlândia para disputar um amistoso contra o América Mineiro. A partida acontecerá no próximo dia 27 de junho e será realizada no Estádio Parque do Sabiá. A ida cruzmaltina para a cidade mineira servirá para que o técnico Paulo Autuori faça novas observações na equipe e para que o Gigante da Colina estreite sua relação com o time da cidade, o Uberlândia Sport Clube.

Tal parceria, segundo o Globoesporte.com, pode fazer com que o cruzmaltino empreste alguns jogadores para o Verdão mineiro. Os atletas que podem ser incluídos nessa negociação são aqueles que estouraram idade de juniores e não estão sendo utilizados pelo treinador vascaíno.

A lista de jogadores que se enquadra nesse perfil é grande e contém especificamente jovens que fizeram parte do elenco campeão do Campeonato Carioca de Juniores em 2010. O levantamento leva em conta atletas que não atuaram na atual temporada e não estão treinando com o grupo comandado pela atual comissão técnica.

Confira a lista e um pequeno resumo da carreira de cada um desses jogadores:

Jéferson Silva- Meia

Atualmente com 23 anos, Jéferson Silva fez parte do elenco sub-20 campeão do Campeonato Carioca de 2010. Foi promovido ao profissional no mesmo ano pelo técnico Paulo César Gusmão, porém não agradou nas quatro partidas que disputou e acabou não recebendo mais oportunidades.

Jonathan- Atacante

Hoje com 22 anos, Jonathan também foi campeão Estadual sub-20 pelo Vasco. Foi promovido pelo treinador PC Gusmão durante a Copa Hora, vencida pelo cruzmaltino em 2010, e chegou a jogar várias partidas como titular em 2010, sendo eleito inclusive um dos grandes destaques do time até a abertura da janela de transferências daquele ano. Seguiu no elenco em 2011, mas acabou sendo atrapalhado por uma lesão, que o fez somente ser utilizado com maior frequência no ano seguinte. Perdeu espaço para outros jovens em 2013 e acabou sendo emprestado. Atualmente treina em separado na Colina.

Nilson- Atacante

Promovido em 2010, Nilson disputou apenas quatro jogos pelo time profissional do Vasco. Apesar de ter ido para pré-temporada de 2011, o atleta de 22 anos não foi utilizado e acabou sendo emprestado. Retornou no início do ano e vem treinando em separado desde então.

Maicon Assis- Meia

Também fez parte da geração vascaína campeã do Estadual de 2010, mas diferentemente dos demais passou por outros clubes antes de fazer sua estreia no profissional do Vasco. Sua primeira oportunidade no time de cima veio apenas em 2012, mas suas atuações não foram boas o suficiente para garanti-lo no elenco de 2013. É importante frisar que Maicon possui 23 anos e ficou um periodo atuando no Vasco de Sines, antigo parceiro do cruzmaltino.

Max- Lateral

Grande destaque do Vasco em suas últimas grandes conquistas na categoria sub-20, o lateral Max foi um dos atletas encostados que mais atuou no time de cima. O jovem foi promovido em 2010 e se destacou em diversas partidas naquele ano, porém as lesões atrapalharam o seu melhor momento no clube. Fez parte do elenco até o final de 2012. Possui contrato com o Gigante da Colina até 2016.

Renato Augusto- Volante

Capitão do time campeão estadual sub-20 de 2010, Renato Augusto recebeu a primeira oportunidade no profissional ainda em 2010 e foi muito bem nos jogos que disputou, chegando inclusive a marcar um gol contra o Cruzeiro em Minas Gerais. As boas atuações, porém, não o fizeram conquistar espaço no elenco campeão da Copa do Brasil. Foi emprestado, retornou ao clube em 2012 e chegou a disputar uma partida do Campeonato Brasileiro. Assim como os citados, está encostado no cruzmaltino.

Rodrigo Dinamite- Atacante

Atualmente com 20 anos, Rodrigo Dinamite nunca disputou uma partida pelo time profissional do Vasco e viveu seu melhor momento no clube em 2011, quando chegou a ser num dado momento o artilheiro maior do Gigante da Colina no Estadual. Não conseguiu manter o ritmo e acabou perdendo espaço no elenco sub-20. Foi emprestado no início de 2013 ao Duque de Caxias, porém não recebeu oportunidades. Possui contrato até o final da atual temporada. Há rumores de um possível interesse de clubes europeus no seu futebol.

Washinton- Atacante

Destaque da geração 92 do Vasco, Washinton é outro jovem que não recebeu oportunidade no time de cima. Viveu seu melhor momento com a camisa vascaína na Copa São Paulo de 2011. Rápido e habilidoso, o garoto sofreu com o péssimo momento do juniores. Foi emprestado para o Vasco de Sines, retornou no segundo semestre de 2012, mas não recebeu oportunidades. Também está encostado.

Andrey- Meia

Filho de Geovani, grande ídolo cruzmaltino, Andrey também não conseguiu chegar ao profissional do Vasco. Era considerado o filho de ídolo mais promissor, porém sofreu com lesões e com a falta de oportunidades na Era Galdino, assim como toda a Geração 92. Foi emprestado a um clube do Rio Grande Norte no início de 2013, mas já retornou ao clube de São Januário.

Guilherme Morano- Atacante

Morano iniciou sua carreira no Grêmio e chegou a ter uma breve passagem por Seleções de base. Chegou ao Vasco em 2011 como uma das apostas do clube para o futuro, mas acabou sendo emprestado para o Bangu no ano seguinte. Retornou no segundo semestre e rapidamente voltou a ser relacionado pelo técnico Sorato para as partidas do time júnior. Por ter sido artilheiro do Gigante da Colina na última Copa do Brasil sub-20, Morano chegou a ser relacionado para uma partida do time profissional, mas não entrou em campo. Foi emprestado no início de 2013 ao Volta Redonda, porém problemas contratuais o impediram de receber oportunidades.

Willen- Atacante

Parceiro de Phillippe Coutinho e Neymar nas Seleções de Base, Willen estreou no profissional do Vasco em 2009 com apenas 17 anos. Era considerado uma das maiores promessas do clube, porém não conseguiu repetir as boas atuações na categoria sub-20. Pessoas que acompanharam de perto a base cruzmaltina afirmam que ele foi vítima do período Galdino. Foi emprestado a alguns clubes ao longo de sua trajetória e hoje se encontra treinando em separado na Colina. Possui 21 anos atualmente.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco