Futsal Base: Yan Falcão, atleta do Vasco, é pivô de disputa judicial no Campeonato Amazonense Sub-20

Sábado, 15/06/2013 - 08:50

O Campeonato Amazonense de Futsal deste ano, na categoria Sub-20, terá seu destino decretado na justiça desportiva após uma irregularidade envolvendo a equipe da Liga de Coari, até então campeã do torneio, e a Tuna Luso (vice). Coincidentemente, o pivô de todo o imbróglio é o autor do gol que garantiu o título ao time do interior do Amazonas, o atleta Yan Falcão, que é filiado ao Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ).

No último dia 17 de maio, a equipe interiorana empatou em 3 a 3 com a Tuna Luso. Por ter a melhor campanha na fase de grupos, como manda o regulamento, a equipe de Coari, que tinha a vantagem do empate, foi decretada campeã após Yan marcar o gol de empate a 37 segundos do fim da partida. Porém, o atleta filiado ao clube carioca e à Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro não poderia atuar por outra agremiação de outro Estado.

Ao saber do caso, o técnico da Tuna Luso, Marcelo Galvão, recorreu e encaminhou a documentação ao Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas. Nesta semana, depois de julgamento realizado na Federação Amazonense de Futsal, a Tuna Luso ganhou a ação e foi considerada campeã do Sub-20, por 4 votos a 0.

A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Amazonense de Futsal (FAFs), Raimundo Reis, o qual adiantou que a equipe de Coari recorreu da decisão e aguarda nova data para o novo julgamento.

- A Tuna Luso, no direito dela, encaminhou a documentação ao tribunal e, no julgamento, o ganho de causa foi deles. Ou seja, automaticamente eles passaram a ser os campeões do Amazonense. Mas Coari recorreu da decisão. Ainda não recebi a comunicação do Tribunal de Justiça Desportiva e da procuradoria sobre a data para o novo julgamento – explicou.

O GLOBOESPORTE.COM/AM entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) que, através do departamento técnico da entidade, confirmou a informação de vínculo do atleta com o Vasco da Gama. “Informamos que o atleta Yan Falcão de Castro é cadastrado nesta Entidade pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, filiado à Federação de Futebol de Salão do Rio de Janeiro’’.

Fonte: GloboEsporte.com