Basquete Base: Christiano Pereira, treinador do Juvenil, será julgado nesta 5ª pela Comissão Disciplinar

Terça-feira, 04/06/2013 - 12:02

Pela primeira vez no ano os auditores da Comissão Disciplinar da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), presidida por Custódio Neto, se reunirão para deliberar acerca de um processo. A partir das 17:30h desta quinta-feira (06/06), na sede da Federação, no Centro da capital fluminense, o treinador do time juvenil do Vasco da Gama, Christiano Pereira, será julgado (processo 001/2013) por infringir o artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) na derrota vascaína para o Tijuca Tênis Clube no dia 08 de maio, por 66 a 55, no ginásio da ABVRJ.

O artigo 243-F do CBJD apresenta, rigorosamente, os seguintes termos:

"Art. 243-F. Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e suspensão de uma a seis partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a noventa dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

§ 1º Se a ação for praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por quatro partidas. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

§ 2º Para todos os efeitos, o árbitro e seus auxiliares são considerados em função desde a escalação até o término do prazo fixado para a entrega dos documentos da competição na entidade. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009)."


Na ocasião, Christiano, que possui 28 anos de clube, no qual foi jogador e, como treinador, chegou até a comandar a equipe adulta, foi excluído da partida após cometer duas faltas técnicas. A dupla de árbitros da partida em tela, Gustavo Petrosemolo e Felipe José, foi convocada para a sessão. O processo encontra-se disponível na Secretaria da FBERJ, às quintas-feiras, no horário de 11h às 17h. Os três (treinador e árbitros) foram intimados para a sessão, na qual oferecerão defesas e devem apresentar as provas requeridas pelo processo.

Christiano Pereira, treinador do Juvenil do Vasco


Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco