Basquete: Ex-Vasco, ala Rogério Klafke se aposenta das quadras

Sexta-feira, 31/05/2013 - 14:36

O ala-pivô Rogério Klafke despediu-se das quadras de basquete. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, em uma rede social, através de sua mulher, Letícia Bersch Klafke, que relatou muita emoção após “30 anos dedicados ao basquete”.

- As lágrimas são inevitáveis, mas saibam que são lágrimas de emoção! De muita alegria! De sentimento de dever cumprido! Foram anos muito bons, com muitas vitórias, muitas cestas, muitos pontos e muitas alegrias! - escreveu Letícia.

Aos 42 anos, Rogério era o jogador mais velho em atividade no NBB. Na atual temporada, ele defendeu o Basquete Cearense, e disputou 36 jogos. Ele obteve 8,19 pontos em média na competição.

Apesar de não ter conquistado o NBB – foi vice com o Franca, na temporada 2010-2011 –, Rogério foi cinco vezes campeão brasileiro – duas vezes com Franca, em 1997 e 1998; duas com o Vasco, em 2000 e 2001, e uma com o Uberlândia, em 2004. O ala-pivô também é o maior cestinha em campeonatos nacionais, com mais de 10 mil pontos anotados.

O auge do atleta aconteceu com o Franca Basquete, onde dedicou 12, dos 20 anos de carreira profissional. Suas atuações na capital do basquete o levaram à seleção brasileira, onde disputou a Olimpíada de Atlanta, em 1996. Pelo time nacional, também foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, e participou dos Mundiais de 1998 e 2002.

- O Rogério é um exemplo como atleta. Sempre se dedicou muito e se cuidou, isso explica sua longevidade no basquete. Foi um prazer tê-lo como atleta, um grande profissional, nunca me deu nenhum trabalho, pelo contrário - comentou o presidente do Franca Basquete, José Guilherme Calil Maia, que trabalhou com Rogério nas temporadas 2007 e 2008, em seu primeiro mandato no clube.

Calil promete homenagear o atleta durante a próxima temporada. Pelo Franca, Rogério fez mais de 14 mil pontos.

- Ainda não decidimos o que fazer, mas ele será homenageado. Ele merece.

Além do Franca, o gaúcho de Porto Alegre já atuou por Sogipa-RS, Monte Líbano-SP, Jales-SP, Vasco da Gama, Ajax-GO, Uberlândia, Limeira e Basquete Cearense.



Fonte: GloboEsporte.com