Fagner relembra saída e último jogo pelo Vasco no Morumbi

Terça-feira, 28/05/2013 - 13:05

A partida do dia 18 de julho do ano passado, contra o São Paulo, adversário desta quarta-feira no Morumbi, não foi marcante apenas para Fagner e Diego Souza, que faziam o último jogo com a camisa do Vasco, na 10ª rodada do Brasileiro do ano passado. Foi também um divisor de águas para a torcida, que viu o time sair aos poucos da briga pela liderança com o Atlético-MG e a continuação de um desmanche de elenco que começou com as vendas de Rômulo e Allan.

Naquela noite do Morumbi, que volta a receber o clássico que decidiu o Brasileiro de 1989 (vitória dos vascaínos por 1 a 0) nesta quarta-feira, Fagner fez o gol e deu os três pontos ao Vasco. Com 23 pontos, o time estava a apenas dois do Galo e seguia firme para disputar o título. Em 10 rodadas, a média de pontuação era de 2,3 pontos por jogo. Nas 28 rodadas até o fim do Brasileiro, a média caiu para apenas 0,7 pontos por partida, o que deixou o time, no fim da tabela, 17 pontos de distância do campeão Fluminense, apesar da quinta colocação.

De férias em São Paulo, Fagner lembra daquele jogo com carinho, até porque ele não sabia que era o último dele pelo clube. A negociação com Wolfsburg, da Alemanha, aconteceu muito rapidamente e o pegou de surpresa. Em São Januário desde 2009, a proposta o balançou. Sem falar diretamente sobre o assunto, a falta de valorização durante todo o período no Vasco também pesou na escolha.

- Por incrível que pareça, não sabia que aquele era meu último jogo. Quando chegou a proposta já estava tudo certo entre os dois clubes e coube a mim apenas dar a palavra final. E era muito boa a proposta para minha família, para mim. Saí do Vasco muito feliz, porque tive a certeza de missão cumprida. Fomos campeões da Copa do Brasil e, de maneira geral, foi uma passagem vitoriosa. Aquela partida, então, foi especial, pela vitória, pelo meu gol e por ser o último jogo pelo Vasco - recorda o jogador, que dedicou o gol ao filho Henrique.

Fagner recorda que o ex-diretor de futebol do Vasco Daniel Freitas chegou a procurá-lo para saber se havia chance da sua permanência, apesar de já estar tudo acertado. Ele o sondava a mando do presidente Roberto Dinamite.

- Depois de tudo acertado, o Daniel veio falar comigo, mas minha decisão já tinha sido tomada - explica o jogador, que respondeu dessa maneira quando questionado se havia sido procurado anteriormente para renovar o contrato.

- O meu empresário, o Carlos Leite, chegou a procurar o Vasco no início de 2012, mas preferiram esperar para ver o que ia acontecer. Não houve uma procura para renovação, não - admite o lateral.

De vida nova, Fagner fez 30 jogos na Alemanha com o Wolfsburg, que terminou em 11º o Campeonato Alemão e foi eliminado nas semifinais na Copa da Alemanha. Gol ainda não saiu, mas ele considera que a passagem pelo futebol europeu - contrato com o time alemão vai até 2016 - pode fazer com que recupere um espaço que achou estar bem próximo de conquistar: uma vaga na seleção brasileira. Fagner esteve entre os pré-convocados de Mano Menezes, ficando de fora apenas na última convocação para as Olimpíadas de Londres.

- Tinha expectativa de ser convocado. Teve o primeiro corte, dos 60 convocados, depois dos 40, e eu estava dentro. Aí na última não entrei. Senti um pouco claro, até porque todos diziam que eu estava muito bem cotado, que eu merecia. Mas depois absorvi isso e segui trabalhando - diz o jogador.

No fim do Campeonato Alemão, Fagner chegou a jogar mais adiantado em dois jogos. Para ele, mais um aprendizado de todos que o jogador e a família passam na Alemanha.

- O futebol e a cultura são muito diferentes do que tinha passado na Holanda (Fagner saiu cedo do Corinthians para o PSV-Eindhoven). A minha esposa também veio morar fora do Brasil a primeira vez, tem o meu filho também, então os primeiros seis meses foram bem difíceis. Mas o aprendizado é muito grande aqui, de jogar contra equipes como o Bayern de Munique, o Borussia Dortmund, outros grandes clubes. Tenho certeza que isso ajuda muito na evolução do meu futebol - aposta Fagner.

São Paulo e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, no Morumbi, às 19h30, pela segunda rodada do Brasileiro de 2013. Os dois times venceram o primeiro jogo na competição.

Fonte: GloboEsporte.com