Jogadores da geração 97 superam barreira da idade e se destacam no Juvenil

Quinta-feira, 23/05/2013 - 10:05

A geração 97 do Vasco da Gama, que está em seu primeiro ano de juvenil, é repleta de jogadores de muito talento, mas assim como todos os times possui alguns nomes que merecem uma atenção especial. O goleiro Yuri, o lateral-direito Cássio Augusto, os meias Marquinhos e Bruno Cosendey e o atacante Caio Monteiro são considerados por todos em São Januário os mais diferenciados do grupo.

O primeiro esteve na pré-temporada do elenco profissional em Pinheiral e os outros quatro integraram o grupo 96 que disputou a Copa Rio sub-17 e terminou na terceira colocação. Cosendey, Marquinhos e Caio tem jogado com frequência também no Campeonato Carioca juvenil. O mesmo não acontece com Cássio pelo fato do mesmo estar se recuperando de uma lesão muscular.

O detalhe é que todos possuem vínculo com o Gigante da Colina, o que deixa o clube protegido caso apareça algum interessado. Yuri e Cássio Augusto, porém, ainda não assinaram contrato profissional pelo fato de ainda não possuírem 16 anos de idade. Os outros três acertaram no início do ano contrato até 2016. Até mesmo por conta disso, o diretor não-remunerado das categorias de base, Manoel Pereira, se limitou a elogiá-los:

- Nós temos um jogador como o Caio Monteiro, que possui 16 anos e é muito bom. Quando ele tinha 15 anos foi lembrado pela Seleção Brasileira sub-16. Ele é um dos jogadores que nós temos no juvenil. Destaco também o Bruno Cosendey e o Marquinhos. Eu vou parar nos três, pois eles já estão com contrato. São jogadores que vão render bons frutos para o Vasco - disse o diretor ao programa "Só dá Base".

O fato de quase todos, com exceção de Yuri, jogarem com frequência no juvenil principal fará com que o técnico Cássio não os utilize com frequência no Torneio Guilherme Embry, que tem como objetivo colocar em atividade os jovens que estão no primeiro ano de categoria:

- O que eu penso é que nós temos que colocar para jogar o maior número de atletas possível. O Caio hoje, por exemplo, é titular no 96 e até mesmo por isso não temos a necessidade de colocá-lo para jogar hoje no 97. Se o Caio é titular do 96 é porque ele está num estágio acima e apresentando algo que o coloca numa situação acima dos demais. E o que nós vamos fazer? Vamos procurar um outro jogador da mesma posição do Caio e trabalhá-lo. Não pode o Caio jogar no 96 e ainda descer para jogar no 97, pois assim ele vai tirar espaço desse jogador. O mesmo serve para o Bruno Cosendey, o Marquinhos e o Cássio Augusto. Se eles estiverem sendo titulares no 96, nós vamos abrir brecha para que outros jogadores atuem. Se não estiverem jogando no 96, eles vão jogar no 97 para ganhar ritmo e estarem sempre prontos para jogar no 96 - afirmou o técnico do juvenil ao programa "Só dá Base".

Atualmente, Caio Monteiro e Marquinhos são titulares do juvenil, mas Bruno Cosendey tem entrado com frequência nas partidas. Cássio Augusto vinha sendo titular até se lesionar e Yuri não tem sido relacionado pelo fato dos bons goleiros da geração 96 ainda não terem sido promovidos para o juniores, algo que aconteceu com os meias Danilo e Índio, que também estão no último ano de juvenil.

Os destaques da Geração 97:

Yuri- Goleiro


Aniversariante do dia, o goleiro Yuri possui 16 anos de idade e se destaca na base vascaína desde a categoria sub-13. Quando era mirim, o jovem foi o goleiro menos vazado da importante Copa Cidade Verde, competição que o Vasco disputa até hoje. As boas atuações continuaram no Infantil e como prêmio o garoto foi chamado para treinar com o elenco de profissionais em 2012. Se destacou, virou xodó de Fernando Prass e foi relacionado para para participar da pré-temporada do profissional em Pinheiral. Foi o titular do time no Torneio Città di San Bonifácio e atuou na estreia do Torneio Guilherme Embry. Conta com a confiança de Carlos Germano, ídolo e preparador de goleiros do profissional.

Cássio Augusto- Lateral-Direito

É o mais jovem da turma, pois possui apenas 15 anos de idade. Virou titular absoluto após a saída do lateral-direito Foguete para o São Paulo. É um lateral ofensivo e que apresenta como principais características o drible e a velocidade. É filho de Cássio Barros, seu atual treinador e que marcou época com a camisa cruzmaltina jogando de lateral. Foi titular do time juvenil na Copa Promissão e na Copa Rio.

Marquinhos- Meio-campo

A trajetória de Marquinhos com o Gigante da Colina se iniciou há um bom tempo, tendo ele inclusive passado por todas as categorias da base do clube. Conquistou títulos por todas as categorias que passou. É um meio-campo veloz e habilidoso. Assinou recentemente contrato até 2016 e foi titular do juvenil nas últimas três competições para o qual foi relacionado. Chegou a ser apontado pela organização do Torneio Città di San Bonifácio um dos grandes destaques da competição, que contou com a participação de clubes como Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão, Arsenal, Juventus e Milan. Possui atualmente 16 anos de idade.

Bruno Cosendey- Meio-campo

No Vasco desde 2007, Cosendey conquistou títulos por todas as categorias que passou na base vascaína. É um meia de estilo mais cadenciado, que busca dar tranquilidade e fazer o time jogar. Tem a força e a inteligência como principais virtudes. Foi o camisa 10 do infantil em 2012 e o 12º jogador do juvenil em todas as competições que disputou em 2013. Conta com a confiança do técnico Cássio Barros e de todos aqueles que integram a diretoria da base vascaína. Possui 16 anos e contrato até 2016.

Conheça a história de Bruno Cosendey clicando aqui.

Caio Monteiro- Atacante

Atualmente com 16 anos de idade, Caio foi artilheiro da maioria das competições que disputou com a camisa vascaína. Começou a frequentar o ambiente do Vasco em 2005, quando foi colocado por seu pai numa escolinha de futsal do clube. Só em 2007 passou a atuar no futebol de campo. É um atacante que possui velocidade e uma boa finalização. Seus ídolos são Fred, Neymar e Cristiano Ronaldo e seu maior sonho é chegar ao profissional do Gigante da Colina. Estuda no Colégio Vasco da Gama e é o artilheiro do cruzmaltino em 2013 ao lado de Renato Kayser, seu companheiro de ataque.

Conheça a história de Caio Monteiro clicando aqui.

Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".

Caio Monteiro (esquerda), Marquinhos (centro) e Bruno Cosendey (direita)


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco