Infantil: Técnico Luiz Felipe elogia formato do Torneio Guilherme Embry

Quarta-feira, 22/05/2013 - 08:46

O Torneio Guilherme Embry, que é disputado pelas equipes infantil e juvenil, se iniciou na última e o Vasco da Gama estreou em ambas categorias com um empate contra o Botafogo. Apesar de ser o atual campeão do campeonato sub-15, o Gigante da Colina tem usado essa competição para dar rodagem e observar jogadores que não tem atuado com frequência no Campeonato Estadual.

É importante lembrar que essa competição só pode ser disputada por jogadores que estão no primeiro de categoria. Por conta disso, o cruzmaltino vem sendo representado no torneio pelas gerações 97 e 99. A segunda conquistou o único título estadual de base do Vasco na temporada passada e a primeira foi vencedora em todas as categorias que passou.

Treinador da equipe infantil, que atualmente ocupa a segunda colocação do Grupo A da Taça Guanabara, Luiz Felipe elogiou o formato da competição, comemorou a oportunidade de testar novos jogadores e garantiu que seus comandados buscarão o bicampeonato do torneio:

- O objetivo maior é conquistar a competição, mas temos outros objetivos, como dar a oportunidade aos atletas que não vem recebendo tanta oportunidade na equipe 98. Também serve para dar uma rodagem aos atletas que estão no primeiro ano de infantil. Nessa competição eles irão adquirir jogo e desenvolver a parte técnica jogando. A gente espera fazer uma grande competição. Temos uma responsabilidade muito grande, pois defendemos o Vasco. Ano passado nós fomos campeões da competição e nessa temporada iremos defender o título. Iremos entrar muito forte na competição. Podem ter certeza que estamos trabalhando muito sério - afirmou o treinador ao programa "Só dá Base".

Felipe disse ainda que o jogador que conseguir se destacar no Guilherme Embry poderá receber oportunidades na equipe infantil principal. Até o presente momento, os únicos atletas nascidos em 99 que foram relacionados para as últimas competições do grupo 98 foram o lateral-direito Cayo Tenório e o zagueiro Ruan:

- Nós fazemos um trabalho integrado com a equipe infantil. A gente faz um trabalho paralelo e um trabalho junto. A equipe 98 treina várias vezes junto com a equipe 99, pois temos objetivo de fazer com que os atletas tenham um ganho igual. Mas sabemos que o ano do infantil é para os jovens nascidos em 98. São meninos mais fortes fisicamente e mais evoluídos, mas apesar disso temos buscado dar oportunidades para esses meninos nascidos em 99. É um geração muito qualificada e a prova maior disso foi a conquista do Estadual mirim do ano passado. São atletas completamente qualificados que temos hoje no Infantil, tanto com os nascidos em 99, quanto com os nascidos em 98. Iremos dar oportunidades para todos de acordo com a nossa necessidade e com as carências da equipe. Os jogadores do 99 irão devagarzinho desenvolver o seu melhor futebol - declarou o técnico ao programa "Só dá Base".

A equipe infantil só voltará a jogar no Guilherme Embry no dia 30 de maio contra o Flamengo, mas antes disso terá um jogo complicado pelo Campeonato Estadual. Os "Meninos da Colina" enfrentarão a forte equipe do Audax, líder do Grupo B, no próximo sábado (25/05) no Centro de Treinamento de Itaguaí.

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco