Remo: Vasco disputará apenas 5 das 13 provas da 2ª Regata; treinador fala sobre a expectativa

Domingo, 19/05/2013 - 02:08

A 2ª regata do Campeonato Estadual de remo será realizada na manhã deste domingo (19/05), a partir das 9h, no Estádio de Remo da Lagoa. O Botafogo despontou como líder do Campeonato após vencer a primeira regata, realizada no dia 24 de março. O Botafogo lidera o Campeonato com 88 pontos, já abrindo uma vantagem considerável sobre o Flamengo, que tem 69 pontos. A expectativa é de que esses dois clubes briguem até o final pelo título do Campeonato. O Vasco da Gama surge como coadjuvante, se firmando cada vez mais como a terceira força do remo fluminense. O Gigante da Colina tem 28 pontos na classificação da competição. Vale lembrar que as categorias infantil e master não contam para o Campeonato, apenas para a regata. O Vasco sofre neste domingo com uma importante baixa: os argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso desfalcam o clube devido a uma séria lesão do primeiro (confira detalhes). O Vasco centrará sua disputa nas categorias de base. Como favorito, o Bacalhau aparece apenas no Junior B, cuja prova nesta regata será o single skiff – o Vasco terá duas guarnições: Igor Nunes Cunha e Thiago Francisco da Silva.

Infelizmente, o Vasco participará de menos da metade das provas previstas, o que é emblema da situação dos últimos anos. Das treze provas, o clube 46 vezes campeão da competição participará apenas de cinco provas – seriam seis, caso não houvesse a desistência no double skiff aberto, a prova dos multicampeões argentinos e cuja vitória seria tida como certa. O clube só tem dois atletas na categoria sub-23 para formar um quatro, que é a prova da categoria na regata. Com exclusividade ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, o treinador do remo vascaíno, Marcelo Neves, falou sobre a estimativa do Departamento de Remo do clube para a regata, além de frisar que a principal preocupação deve ser a reestruturação do remo vascaíno, não a pontuação nas regatas:

- A nossa estimativa é a vitória no Junior A, e boas colocações. Pode ser que a gente brigue nas duas provas de aspirantes, mas eu não me considero favorito, pela falta de experiência desses atletas. Mas tenho certeza de que vamos fazer uma boa prova. Em relação à primeira, a pontuação deve ser muito parecida. Eu acho que no momento a gente não deve ficar muito preocupado em relação à pontuação, a gente tem que ficar preocupação na nossa reestruturação, fazer bastante atleta novo. Porque, se num futuro próximo, no final desse ano ou no início do ano que vem, a situação financeira melhorar e nós conseguirmos, por exemplo, repatriar os atletas que saíram, nós temos que ter alguma coisa feita na base, para que o conjunto seja forte. Não adianta nada você contratar grandes atletas das categorias de cima se o teu trabalho de base não surtir efeito. Temos que nos concentrar em refazer tudo.

Marcelo ainda complementou comentando sobre os favoritos, no seu entender, para cada uma das provas da 2ª regata do Estadual, além de projetar o Botafogo como favorito para o Campeonato, embora ressalte que vislumbra um luta ferrenha entre o Alvinegro e o Flamengo até o final da disputa:

- O Botafogo está num momento muito bom, mas o Flamengo conta com algumas dificuldades financeiras, inclusive com atrasos de salários, mas ainda é muito cedo para se falar. O Flamengo continua com uma equipe muito forte. Eu acho que o Botafogo é o favorito para ganhar o Campeonato neste ano, mas ele tem que trabalhar muito. O Flamengo tem uma experiência muito grande, uma equipe vitoriosa que vem ganhando o Campeonato desde 2009. Eu acho que vai ser um Campeonato muito disputado, eu acho até que o resultado da primeira regata foi inesperado, não esperava que o Botafogo abrisse uma vantagem tão grande, esperava uma posição mais parelha dentre os dois. E acredito que esses problemas do Flamengo, quatro meses de atraso, contribuíram para que a performance dos atletas caísse. Ainda vejo o Flamengo muito forte nas categorias femininas, acho que nas três provas de feminino nesta regata o Flamengo é o favorito (four skiff aspirante, four skiff aberto e single skiff aberto). As duas provas de sênior B (sub-23) eu acho o grupo do Flamengo mais forte, mas o Oito na primeira regata desta categoria o Botafogo ganhou com facilidade. Eu vejo o motivo dessa vitória tão fácil foi em função dos problemas do Flamengo (houve uma melhora a nível financeiro). São duas provas (quatro com e quatro sem) que eu acredito que os barcos do Flamengo são melhores, vamos ver se eles conseguiram se recuperar desses problemas na primeira regata. A prova do oito eu acredito que o Botafogo vença sem problemas, o Peso Leve deles é muito forte, comandados pelo Aílson , que é um atleta que tem se destacado também na categoria pesado. No double skiff, com a nossa desistência dos dois atletas da Argentina, eu acredito que o Botafogo vença a prova.

Em relação ao restante do Campeonato, Marcelo colocou que o Vasco não projeta ter melhora significativa em nenhuma das categorias das quais não está participando nesta regata. Marcelo apenas ressalta que o Vasco é forte no Junior A, categoria que possui provas neste domingo.

- Na categoria Junior A, que não tem nessa regata, nós temos uma equipe forte, melhor do que a do Flamengo, mas o Botafogo se apresentou melhor, tanto na seletiva quanto na primeira regata. Então acredito que o Botafogo ainda seja o favorito para as provas da categoria Junior A.

Paulo Carvalho, remador master do Vasco da Gama, assumiu a presidência da Federação de Remo do Rio de Janeiro (FRERJ) em março deste ano. Marcelo elogia bastante o trabalho feito por Paulo desde que assumiu o cargo, ressaltando melhoras observadas durante a primeira regata e luta dele para ajudar os clubes e melhorar a estrutura do remo carioca:

- Sou até suspeito para falar... O Paulo é muito meu amigo, gosto muito dele. Eu acho ele uma das mais pessoas mais capacitadas para estar onde está. Já houve uma melhora de qualidade na primeira regata. Por exemplo, ela aconteceu dentro do horário, todas as provas aconteceram dentro do horário, não houve problema de arbitragem, nem de nada. A organização, no geral, dessa regata foi espetacular. Espero que ele consiga repetir o mesmo nesse final de semana, tanto no sábado nas eliminatórias quanto domingo na regata em si. E ele também está trabalhar numa série de projetos para ajudar os clubes. A compra de catamarãs para diminuir as marolas que as lanchas fazem na água, compra de barcos para redirecioná-los aos clubes. Eu acho que o caminho é esse. Ele está engajado também numa coisa muito importante: num espaço no Estádio de Remo, que hoje é ocupado inteiramente pela Glen Entertainment. Tem os cinemas, tem o Espaço Lagoon... Aquele espaço é nosso, é do remo. Temos boxes lá, e temos que brigar para ter o espaço. Esse espaço aumentou com a saída de academia do espaço de trás do estádio. A prefeitura pretende fazer ali um parque de esportes radicais. A Federação, junto dos clubes, está pleiteando que em parte daquele espaço seja feito um centro de treinamentos para o remo. Hoje, o Brasil, que vai sediar uma Olimpíada, não tem um centro de treinamento para o remo.

Marcelo comentou, com exclusividade ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes, cada uma das provas que serão disputas por atletas do Club de Regatas Vasco da Gama. Confira!

Prova 3 – 9:30h Single Skiff - Junior – B – 1.000m

Atletas do C.R. Vasco da Gama:
Barco A: Igor Nunes Cunha
Barco B: Thiago Francisco da Silva


“O Júnior B inclusive nós temos eliminatória amanhã. Nós tivemos um resultado muito bom na primeira regata, ganhamos até com uma certa facilidade dos adversários. Espero, agora no single skiff, barco com um só atleta, todos os dois (estamos indo com duas guarnições, barcos A e B), façam uma boa prova. Temos boas chances de vitória nessa prova. Pode ser que ocorra primeira colocações. É difícil, mas pode ser que ocorra.”

“O Igor é um atleta já com mais experiência, já vem de competições desde o ano passado. O Thiago foi formado neste ano, mas vem surpreendendo de uma maneira muito positiva nos treinamentos, principalmente quando agora passou para o single skiff. Eu espero que ele faça uma boa prova, mas esta será a primeira prova individual dele. A primeira ele correu com o Igor, que é um atleta de mais experiência. Então é mais fácil, é mais tranquilo, o Igor dá mais calma para ele. Agora ele está sozinho. Vamos ver como ele vai se comportar. É até bom para ele esse tipo de experiência.”

Prova 5 – 10h: 2 Com - Aspirante - 2.000m

Atletas do C.R. Vasco da Gama:
Barco A: Matheus Cardoso da Silva Paulino, Brenner Chagas de Mello e Bruno Henrique Ferreira de França


“O 2 com são dois atletas sem experiência. A primeira regata que eles tiveram foi no começo deste ano. Os atletas dessa categoria de aspirantes mais experientes pararam de remar: o Lucas Tedesco, que já tinha vitória nessa categoria, infelizmente, teve que parar de remar para estudar e trabalhar; e o Marcos seguiu o mesmo caminho. Era uma parceria muito boa, já de bastante experiência, já tinha dois anos de casa, mas infelizmente pararam. Esses dois atletas que temos hoje estão competindo nesta categoria são atletas formados neste ano. Tanto o Brenner quanto o Matheus são atletas formados agora, com pouca experiência, mas que fizeram um trabalho muito bom no 2 com, estão com um tempo de referência bom para a prova. Então eu acredito numa boa participação deles. Essa prova um dos favoritos é a Escola Naval, que tem atletas só dessa categoria, utiliza os cadetes da escola, e tem um trabalho muito bem direcionado para essa categoria. Então eu acredito o favorito seja o barco da Escola Naval. Eu acho que dá para o Vasco pegar o pódio, até mesmo a vitória.”

Prova 7 – 10:30h: Double Skiff – Infantil – 500m

Atletas do C.R. Vasco da Gama:
Barco A: Flavio Gabriel Soares Caixa e João Gabriel Heizer


“A categoria de infantil é a primeira prova do ano. É uma categoria de atletas com 13 e 14 anos, é a primeira categoria. O atleta sai da escolinha e por idade é a primeira categoria a nível de regata estadual, da Federação. Não vale pontos para o Campeonato. Como é a primeira prova do ano e uma categoria muito curta (o atleta fica pouco tempo nela), os atletas deste ano não são os mesmos do ano passado. Então é muito difícil você prever o resultado dessa categoria, principalmente na primeira prova da temporada. Porque todos os atletas são muito novos, sem experiência. Então eu não sou capaz de hoje, antes de verificar todos os atletas de todos os clubes desta categoria em ação, te dizer que um determinado clube está dominando sobre o outro. Então é uma categoria em que a gente está na expectativa para ver o quão estamos em relação ao adversário.”

“Ainda não houve o incremento nas escolinhas, ele vai começar com todas as melhorias que estão para acontecer. Falei em outra entrevista a vocês da possibilidade do aumento de bancadas na iniciação, de duas para doze, remos novos para essas bancadas, musculação nova. Isso tudo com certeza vai melhorar, dar uma velocidade e uma melhor qualidade no trabalho de preparação da pré-equipe e das categorias de base. Mas ainda não aconteceu. A tendência é de que a categoria infantil melhore.”

Prova 10 – 11:10h: Single Skiff – Aspirante – 2.000m

Atletas do C.R. Vasco da Gama:
Barco A: Vinícius da Silva Marques
Barco B: Matheus Freitas de Souza


“É outra prova em que temos eliminatórias neste sábado. É a mesma situação do 2 com. Por exemplo, o último vencedor dessa prova foi o Lucas Tedesco, que comentei que, infelizmente, parou de remar. Ele ganhou o último single skiff aspirante, no ano passado. Esses dois garotos são também novos, tanto o Vinicius quanto o Matheus. São dois atletas da categoria Junior que também tiveram a sua primeira competição na primeira regata deste ano. São atletas pouco experientes, mas mostraram também uma boa qualidade. Então eu acredito que eles venham a fazer um bom trabalho na prova. Os favorito dessa prova no meu entender são a Escola Naval e o Botafogo, que tem um garoto muito bom. E eu acredito que o nosso barco A, o Vinicius, possa fazer uma boa participação: um terceiro lugar ou até brigar por uma posição melhor.”

Prova 11 – 11:25h: Double Skiff – Master – Feminino – 1.000m

Atletas do C.R. Vasco da Gama:
Barco A: Beatrice de Barros Lima e Kelly Cristina de A. Banholi


“Nós nunca perdemos essa prova desde que ela começou a ser colocada no calendário. Tínhamos as gêmeas Katia e Claudia Alencar, que, também em função dos problemas, tiveram que parar de remar para buscar aspectos de trabalho etc. Estamos indo com duas meninas mais novas, que não têm a experiência da Katia e da Claudia. Tentei ainda de convencê-las de retornar para essa regata, mas, não que elas tivessem a vontade de voltar, elas não tinham a condição. Uma delas tem um trabalho no qual ela fica de Rio a Brasília o tempo todo, impossibilitando a participação dela nesta prova. Então para mim quem ganha essa prova é o Flamengo, é o favorito.”

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco