Remo: 2ª Regata do Estadual terá a participação do vascaíno Cristian Rosso, campeão sul-americano

Sexta-feira, 17/05/2013 - 18:20

Menos de um mês após brilharem no Sul-Americano de Remo, as estrelas de Botafogo, Flamengo e Vasco voltam à Lagoa Rodrigo de Freitas neste domingo, para a 2ª Regata do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. De acordo com a relação de atletas divulgada pela Federação (FRERJ), cinco campeões continentais estão inscritos em algumas das 13 provas do programa, que começa às 9h.

O principal duelo individual deve ocorrer no Single Skiff Aberto feminino, com a atual campeã sul-americana da prova, Bianca Miarka, pelo Botafogo, contra as rubro-negras Fabiana Beltrame, campeã mundial peso leve em 2011, e Beatriz Cardoso, ouro há três semanas no Double Skiff Júnior feminino (com Vitória Blanes, do Paulistano). As três podem participar ainda do Four Skiff Aberto feminino – lembrando que é permitido aos clubes alterar no máximo 50% de cada guarnição até o dia da competição.

Aílson Eráclito, vencedor do Single Skiff Peso Leve no Sul-Americano, também está inscrito em duas provas: o 2 Sem PL, com Peter Pichnoff, e o 8 Com PL, no barco alvinegro que conta com os campeões continentais no Double Skiff Júnior. , Uncas Tales e Guilherme Gomes.

A presença da dupla Cristian Rosso e Osvaldo Ariel no Double Skiff, prova em que foram quarto lugar nas Olimpíadas de Londres em 2012, é a principal aposta do Vasco para quebrar o protagonismo de Botafogo e Flamengo, que disputarão quatro provas apenas entre si: 4 Com Sub 23, 4 Sem Sub 23, Four Skiff Aberto feminino e o 8 Com PL, que fecha o programa.

Vencedor da 1ª Regata da temporada, com 94 pontos, contra 85 do Flamengo, o Botafogo lidera o campeonato (para o qual não contam as provas de Master e Infantil) com 88 pontos, 19 à frente do rubro-negro. Após o título no futebol, o alvinegro tenta repetir o feito de 1962 e sagrar-se campeão de Terra e Mar pela segunda vez em sua história, quebrando o jejum de 49 anos sem a conquista do estadual de Remo (a última foi em 1964).

Fonte: Frerj