Fifa vistoriou São Januário nesta 6ª; 'Eles gostaram do que viram', disse vice de patrimônio Manuel Barbosa

Sexta-feira, 10/05/2013 - 19:28

Sem condições financeiras de contratar grandes craques e estrelas do futebol brasileiro e mundial, o Vasco vai, pelo menos, abrir suas portas para receber a melhor seleção do mundo. A Espanha é uma das seleções confirmadas para realizar treinamentos em São Januário durante a Copa das Confedereções. O estádio do Vasco vai ser cedido à Fifa a partir do dia 26 de maio até o fim da competição. Na manhã dessa sexta, cinco membros da entidade máxima do futebol estiveram em São Januário para vistoriar as instalações.

Além de Xavi, Iniesta e toda a constelação de craques da seleção espanhola, o estádio vascaíno também vai receber o México, que deve alternar os dias de treinamentos no campo vascaíno. No dia 11 de junho, São Januário recebe amistoso entre Itália e Taiti, outras seleções classificadas para a Copa das Confederações. Os italianos estavam cotados para treinar também no estádio vascaíno, mas vão usar São Januário apenas para o amistoso. A Fifa deve organizar o jogo-treino com o Taiti com venda de ingressos.

A visita dos profissionais da Fifa começou pouco antes das 11h. Acompanhados do diretor de marketing Henry Canfield, cinco membros da Fifa andaram pelo estádio durante mais de meia hora. Foram ao vestiário, visitaram a área VIP, caminharam pelo gramado e conheceram as entradas e saídas do clube, preocupados com a entrada de ônibus e demais veículos para a realização dos treinos durante a Copa das Confederações.

- Eles gostaram do que viram - disse o vice-presidente de patrimônio Manoel Barbosa.

Durante esta semana, outros técnicos da Fifa passaram por São Januário para conhecer as instalações do time. Até uma agronôma foi ao Vasco. Ela pediu que o gramado fosse cortado mais rente, porque na Europa a grama tem cerca de 3 cm, enquanto nos estádios brasileiros o campo costume ser um pouco mais alto.

Realizada de 15 a 30 de junho, a Copa das Confederações vai reunir Brasil, Japão, México e Itália, no grupo A, e Espanha, Uruguai, Tahiti e Nigéria, no grupo B. O Vasco não informou se vai receber compensação financeira, mas vai herdar novas balizas para treinamento de goleiros, barreira móvel e máquina de gelo. Porém, o clube vai ficar pelo menos dois jogos do Brasileiro sem seu estádio. A estreia contra a Portuguesa, que estava marcada para 26 deste mês, deve ser antecipada para o dia 25. Contra Atlético-MG e Bahia o Vasco deve jogar em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

O diretor de marketing do Vasco, Henry Canfield (de branco), acompanha a comitiva da Fifa em São Januário: espanhóis e mexicanos vão treinar no estádio vascaíno na Copa das Confederações


Fonte: GloboEsporte.com