Fluminense se acerta com o Vasco para continuar mandando jogos em São Januário

Sexta-feira, 10/05/2013 - 12:11

O Fluminense já está acertado com o Vasco para utilizar São Januário como mando de campo nas quartas de final da Copa Libertadores. Resta agora esperar o vencedor do confronto entre Tigre (ARG) e Olimpia (PAR) e a definição da data em que irá usá-lo. A Conmebol ainda irá apontar os dias, mas é provável que a partida seja no dia 22 ou 29 deste mês. O acerto irá agradar jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida.

O estádio é visto hoje como a melhor opção. O gramado apresenta as melhores condições no Rio de Janeiro e o tamanho satisfaz o time e o técnico Abel Braga. Além disso, São Januário é bem-visto por permitir a implementação do mesmo atendimento aos sócios antes feito no Engenhão. Com cerca de 15 mil afiliados com direitos e privilégios na compra e reserva de ingressos, o Fluminense consegue praticamente lotar o local só com eles.

Outro diferencial que tem contribuído na Libertadores é a proximidade da torcida em relação ao campo. Vide o apoio oriundo da arquibancada nas vitórias sobre o Caracas (VEN) e Emelec (EQU). Mesmo com público inferior a 20 mil pessoas, os tricolores fizeram barulho suficiente para pressionar os adversários e empurrar o time. Como retribuição, o clube publicou uma nota no site oficial agradecendo a ajuda ao time na última quarta-feira.

Porém, o Fluminense já se preocupa com a possibilidade de não utilizar São Januário por conta da Copa das Confederações. O Vasco acertou com a Fifa que o estádio será utilizado por algumas das seleções visitantes, como México, Espanha e Itália. A tendência é de que treinem por lá e façam amistosos no início de junho. Isso afetaria o planejamento do Flu para o Campeonato Brasileiro. Até a pausa, o Tricolor disputará três partidas como mandante.

Caso siga avançando na Libertadores, o Fluminense terá as semifinais e sonhada final após a Copa das Confederações, em julho. O problema é que São Januário poderá não servir mais. Segundo o regulamento da Conmebol para a competição, um estádio precisa ter a capacidade de 20 mil pessoas para abrigar um jogo de semifinal.

A casa do Vasco tem operado com limite de 19.500 presentes, como foi no confronto contra o Emelec. Há a chance de expandir isso um pouco. De qualquer forma, a capacidade mínima para a decisão é de 40 mil. Até lá, o Flu espera já poder contar com o Maracanã.

Itália deve atrapalhar o jogo contra o Goiás

O Fluminense pretende continuar jogando em São Januário tanto pela Copa Libertadores como pelo Campeonato Brasileiro. Porém, por conta da Copa das Confederações, o Tricolor não deverá ter como enfrentar o Goiás no estádio, pela competição nacional.

Uma das seleções que disputarão a competição internacional, a Itália chegará ao Rio de Janeiro no dia 10 de junho e irá utilizar São Januário para treinos. O primeiro já está marcado para o dia seguinte ao do desembarque.

A questão é que o Fluminense tem previsto para o dia 12 do mês que vem o jogo contra o Goiás, no qual terá o mando de campo. É pouco provável que o estádio do Vasco esteja disponível para esta data. O clube deverá ter de buscar outra opção para realizar a partida.

A estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 25 deste mês, contra o Atlético-PR, com o local ainda indefinido. Serão cinco rodadas a disputar até a pausa para a Copa das Confederações.

Fonte: Lancenet