Em comunicado, Conmebol descarta diminuir número de clubes na Libertadores

Sexta-feira, 10/05/2013 - 09:13

Através de um comunicado, a Conmebol garantiu que não irá modificar o formato da Copa Libertadores da América. A possibilidade foi levantada após uma entrevista do novo presidente da entidade, o uruguaio Eugenio Figueredo, ao diário chileno La Tercera.

"A Confederação Sul-Americana de Futebol comunica que, ante as distintas versões lançadas a respeito da forma de disputa da Copa Libertadores, é dever de suas autoridades assinalar que o atual sistema de disputa seguirá em plena vigência, com a mesma quantidade de equipes participantes e o mesmo sistema de definição", assinala o comunicado.

A nota emitida pela entidade lembrou que o aumento no número de equipes participantes propiciou um aumento de visibilidade e, consequentemente, de valores pagos pelos patricinadores à competição.

"É responsabilidade institucional observar o desenvolvimento do campeonato com o objetivo de oferecer o melhor tanto qualitativamente quanto quantitativamente, inclusive economicamente", continua o comunicado.

Atualmente a Libertadores conta com 38 clubes participantes. A ideia de Figueredo seria reduzir este número para 24, com Brasil e Argentina perdendo duas vagas (de cinco para três, cada país), e as demais federações perdendo uma vaga (de três para duas equipes).

Fonte: Terra