Fluminense jogará contra o Emelec, pela Libertadores, em São Januário

Terça-feira, 23/04/2013 - 18:27

A torcida do Fluminense terá de esperar ainda um pouco mais para ver seu time jogar no Maracanã reaberto. O governo estadual já decidiu que não liberará o estádio para a partida de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Emelec, no dia 8 de maio, o que foi pedido pela Federação de Futebol do Rio (Ferj) na semana passada e, claro, agradaria ao clube e aos torcedores tricolores. Assim, o jogo ocorrerá mesmo em São Januário, a exemplo da partida contra o Caracas, na última quinta-feira.

A Ferj também desejava organizar a final da Taça Rio, no próximo dia 5 de maio, no Maracanã, o que também não deve ocorrer. O governo estadual quer evitar abrir o estádio para um jogo de duas grandes torcidas, que é o cenário mais provável, caso Fluminense e Botafogo confirmem o favoritismo contra Volta Redonda e Resende. Há a precaução de evitar danos materiais ao Maracanã, já que sobraria um curto prazo para realizar reparos até o equipamento ser entregue à Fifa.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni, o governo estadual trabalha com um calendário de três partidas no Maracanã até a Copa das Confederações: o amistoso deste sábado, entre amigos de Bebeto e amigos de Ronaldo, uma outra partida de um clube carioca no dia 15 de maio, e o Brasil x Inglaterra de 2 de junho, com a quantidade de ingressos à venda aumentando a cada jogo.

A decisão final caberá ao governador Sérgio Cabral, mas só na semana que vem haverá uma confirmação sobre a realização de um jogo entre clubes no dia 15. O governo vai avaliar o resultado do primeiro teste, no amistoso deste sábado, para decidir se abre mesmo o Maracanã para um time carioca no dia 15. Nesta data, há chance de ser marcado o primeiro jogo do Fluminense nas quartas de final (se o confronto for contra o Olímpia) ou algum jogo de Flamengo ou Botafogo pela Copa do Brasil (a tabela da segunda fase ainda não foi divulgada).

Ainda segundo a secretaria estadual de Esporte e Lazer, não há um motivo especial para não liberar o Maracanã no dia 8, para Fluminense x Emelec. A data pensada para um jogo de clube carioca é o dia 15 de maio, segundo o órgão.

Ainda sem saber da posição do governo estadual, o diretor-executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, disse que o clube aguardava uma decisão sobre o jogo contra o Emelec:

— Estamos trabalhando o tempo todo com o jogo sendo disputado em São Januário. É para isso que estamos voltados. Agora, se houver a possibilidade do Maracanã, claro que é melhor. É mais público, estádio maior, mais tudo.

Antes das oitavas de final da Libertadores, o Fluminense tem o Volta Redonda, no próximo domingo, no Raulino de Oliveira, pela semifinal da Taça Rio. O time deverá ter a volta do meia Thiago Neves, em fase final de recuperação da lesão na panturrilha direita sofrida no dia 12 de março. Ontem, pela primeira vez, ele treinou junto dos companheiros, e participou da atividade física com os demais titulares, que foram poupados do jogo de domingo, contra o Bangu.

Fonte: O Globo Online