Ricardo Gomes ganha força no Vasco apoiando jogadores em momento delicado do clube

Terça-feira, 23/04/2013 - 12:31

Pouco mais de cinco meses após o retorno ao Vasco, o diretor técnico Ricardo Gomes está mais fortalecido do que em outras ocasiões. Apesar da eliminação do time no Campeonato Carioca, o agora dirigente encerrou o trabalho no primeiro torneio após o AVC sofrido em agosto de 2011 nos “braços dos jogadores”. Gomes se destacou pelas cobranças por salários nos bastidores e na forma como se comportou nos momentos de crise. A defesa do elenco esteve em primeiro lugar e aumentou a credibilidade junto aos boleiros.

Apesar de ter sido apresentado no dia 14 de novembro do ano passado, Ricardo Gomes iniciou o projeto para valer ao término do Campeonato Brasileiro. Ele participou da remontagem do elenco e foi o comandante da pré-temporada em parceria com o ex-treinador Gaúcho. O diretor técnico esteve presente nos trabalhos em campo e ativo nos bastidores, quando chegou a apresentar reforços na cidade de Pinheiral, interior do Rio de Janeiro.

Pouco depois, o profissional contornou a primeira crise com o elenco envolvendo salários atrasados dias antes da partida contra o Botafogo na final da Taça Guanabara. Com vencimentos pendentes, os jogadores questionaram os prazos estipulados para pagamentos e amenizaram nas cobranças após conversa com Ricardo Gomes.

Os episódios causaram um desgaste natural do diretor técnico com o trabalho e o diretor executivo de futebol René Simões. A gota d´água se deu na forma como o técnico Gaúcho foi demitido no início da Taça Rio. O combinado era de que o fato só seria consumado após uma reunião entre os dirigentes. No entanto, René Simões anunciou a queda minutos depois da derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu.

Insatisfeito, Ricardo Gomes colocou o cargo à disposição. A justificativa foi a quebra do acordo e a cobrança pelo pagamento de salários sem retorno da administração. Gomes era considerado carta fora do baralho, mas a contratação de Paulo Autuori o segurou em São Januário. O técnico chegou ao clube e exigiu trabalhar com o amigo.

O “sim” de Ricardo Gomes aumentou a credibilidade no vestiário. A conduta do profissional no processo pós-demissão de Gaúcho e na briga pelos direitos dos atletas impressionaram os funcionários do departamento de futebol. Porém, a exposição o incomodou bastante em um momento delicado do Cruzmaltino.

Tanto que Ricardo Gomes pediu aos assessores do clube para sair de cena durante um tempo e não tem concedido entrevistas com frequência. O diretor técnico raramente aparece no gramado e o trabalho tem se fixado nos bastidores da forma mais discreta possível. Os resultados em campo não foram os planejados, mas Gomes é visto em São Januário como o principal vitorioso em um dos momentos mais delicados da história vascaína.

Fonte: UOL