Paulo Autuori e Ricardo Gomes se reencontram 17 anos depois de quase trabalhar juntos no Benfica

Sábado, 23/03/2013 - 15:51

Quase duas décadas depois, os caminhos de Ricardo Gomes e Paulo Autuori se reencontraram. E, agora, a parceria foi formada. Bem diferente do ocorrido no Benfica, de Portugal, em 1996. Na ocasião, o então zagueiro Ricardo Gomes estava em fim de carreira, com problemas nos joelhos. Paulo Autuori chegava ao clube português para ser o treinador. Ao saber que havia a possibilidade de que Ricardo não continuasse no elenco, o técnico pediu a permanência.

Ainda que sensibilizado, Ricardo Gomes preferiu dar ouvido à razão e aos problemas físicos que já o atormentavam. Primeiro, decidiu se consultar com um médico. Na outra mão, tinha uma oferta tentadora do Paris Saint-Germain, da França, para ser manager do clube. Ao ouvir o conselho médico, Ricardo teve de abandonar a possível parceria com Autuori. Agora, diante da possibilidade de fazer dobradinha com o treinador no Vasco, não pensou duas vezes.

"Eu o conheci quando ele estava chegando ao Benfica. Eu tentava prolongar minha carreira. Queria operar e o médico disse para eu parar de jogar. Eu tinha um convite do PSG, em 96, e aceitei. O mundo rodou, rodou e já são 17 anos. Dessa vez eu disse que ia com o Paulo. Na outra vez não deu para jogar. Vou com ele e vamos fortes", disse Ricardo Gomes.

Ao ouvir o diretor técnico falar sobre o novo treinador, o diretor-executivo de futebol, René Simões, fez uma interrupção para abordar a importância do relacionamento na chegada de Paulo Autuori ao Vasco.

"Quero deixar claro que o Ricardo não ficou no clube porque o Paulo estava chegando. O Paulo veio para o Vasco porque o Ricardo fez muito esforço. Até brinquei com ele na reunião que tivemos: você era zagueiro e agora é um articulador. Passou horas e horas no telefone com o Paulo", afirmou René Simões.

No outro canto da mesa, Paulo Autuori abriu um largo sorriso. Não negava a satisfação de enfim conseguir trabalhar ao lado de Ricardo Gomes. A admiração ao agora dirigente se estende além do campo profissional. O drama vivido por Ricardo em 2011, ao sofrer um novo acidente vascular cerebral (AVC), e sua luta para voltar a trabalhar no clube também encantaram Paulo Autuori. O técnico foi enfático ao falar sobre Ricardo.

"Não poderia perder a chance de trabalhar com um símbolo de vitória que é o Ricardo. Perdi a chance no Benfica, quando cheguei para trabalha e ele decidiu encerrar a carreira. Agora falei que não dava, não ia perder. Para todos nós, é uma satisfação estar ao lado de uma pessoa que simboliza a vitória. Como desportista nem preciso falar, mas como homem. Como eu não poderia estar aqui?", indagou Paulo Autuori.

Ricardo Gomes, no primeiro plano, presta atenção nas palavras de Paulo Autuori , ao fundo, na coletiva em São Januário


Fonte: ESPN.com.br