Autuori critica a valorização fácil de jogadores no Brasil

Quinta-feira, 18/04/2013 - 10:22

O técnico Paulo Autuori estava especialmente inspirado na entrevista coletiva do último sábado, após a vitória por 3 a 1 sobre o Quissamã, em São Januário. Ele explicou várias situações importantes, como não querer um time com a “sua cara” e sim com a “cara” da tradição do Vasco. Disse que antes de pedir reforços vai querer levar a equipe atual ao limite de evolução para depois as peças que eventualmente chegarem se encaixem em um time mais arrumado. Mas a melhor resposta foi a que está abaixo:

Essa foi a reação de Autuori a um pedido de um repórter para analisar o desempenho de alguns jovens que estão sendo lançados na equipe titular que está eliminada do segundo turno do Campeonato Carioca. Além de se negar a fazer isso de forma individual, Autuori ainda meteu o dedo na ferida criticando a forma como se constrói “mitos”, “monstros” e“foras-de-série” da noite para o dia. Sem ter feito nada verdadeiramente relevante e, principalmente, sem ter o mínimo de consistência. Esperar uma temporada para consagrar (ou vilanizar também) um atleta novo? Nem pensar! Uma verdade absoluta dita pelo treinador.

Atualmente é estarrecedor como basta um bom clássico para qualquer jogador virar uma nova sumidade do futebol brasileiro. Na grande maioria dos casos, está longe de ser verdade. É um espasmo. Não vou nem citar nomes, pois isso acontece todo fim de semana, em qualquer cidade do Brasil. O jogador em questão vira capa de todos os portais, figurinha fácil em programas de televisão, na terça-feira seguinte se torna personagem de todos os jornais, que levantam sua vida inteira, visitam a casa, mostram o cachorro... Autuori quis passar para o grande público que elogios desproporcionais do técnico após o jogo podem ajudar a aumentar este cenário que, na maioria das vezes, se mostra artificial no médio prazo.

Com tantas plataformas de conteúdo à disposição de todos, os “15 minutos de fama” viraram algo irritantemente comum. No futebol, isso tem estragado a sequência da carreira de muitos jogadores que poderiam tem muito sucesso. É hora de refletir sobre isso.



Fonte: Blog do Vitor Sérgio - Yahoo Esporte Interativo