Infantil: Confira entrevista com Luiz Carlos, coordenador do Vasco

Terça-feira, 16/04/2013 - 11:28

A equipe infantil do Vasco da Gama disputou entre o final do mês de março e o início do mês de abril o Torneio Internacional Memorial Stefano Gusella, que foi realizado na Itália. Os 'Meninos da Colina' terminaram a competição na quinta colocação, tendo perdido uma partida das oito que disputou e sofrido apenas um gol.

O desempenho do Gigante da Colina no campeonato foi considerado bom pela diretoria das categorias de base. Na avaliação dos profissionais dessa área, os atletas nascidos nos anos de 1998 e 1999 representaram muito o nome o nome do tetra campeão brasileiro na Europa.

Um dos profissionais que chefiaram a delegação vascaína no velho continente foi o Luiz Carlos, que convive de perto com os jogadores do sub-15. Coordenador da categoria, o dirigente nos concedeu uma entrevista exclusiva e revelou alguns detalhes da passagem do Vasco pela Itália.

Entrevista exclusiva com Luiz Carlos, coordenador da categoria infantil:

Como o senhor avalia o desempenho do infantil no Stefano Gusella?

"Muito positivo, em todos os aspectos. Poder proporcionar uma experiência internacional a esses jovens valores de uma forma de competição bem específica foi muito bom. Acredito que irá agregar muito valor na formação deles como jogador e cidadão. Do ponto de vista técnico podemos dizer que em cinco dias realizamos oito jogos contra equipes de três países diferentes, marcamos 17 gols e sofremos apenas um. Muito além disso, nossos jogadores enfrentaram uma escola diferente, a dedicação tática e o vigor físico foram muito evidenciados na competição. As equipes em sua maioria jogavam em duas linhas de quatro jogadores, os atletas eram fortes fisicamente e o jogo era muito viril para nossa realidade. Devemos também acrescentar que estivemos em outro país, com temperatura próxima a zero, campos de dimensões reduzidas e grama sintética. Os meninos se adaptaram a culinária e outros fatores. Não podemos esquecer que nesse período estávamos representando as cores de um clube centenário, nossa equipe era uma das mais aguardadas e foi uma das mais observadas da competição. Valorizamos e reforçamos ainda mais o Vasco da Gama e o futebol brasileiro".

Como foi a recepção ao Vasco na Itália e como foi o relacionamentos com os garotos durante essa viagem? No que ela contribuiu para o aumento da visibilidade do Vasco na Europa?

"Fomos extremamente bem recebidos. Todas as nossas solicitações para organização do evento foram prontamente atendidas e no nosso hotel estavam as equipes do Olimpique Marselha-FRA, Reginna-ITA, Azurri-JAP, Aik Estocolmo-SUE. Houve um amplo intercâmbio entre as delegações. Esse grupo particularmente possui uma grande experiência internacional. Em 2009, quando realizamos a primeira viagem internacional deste ciclo, alguns desses meninos estavam presentes, dentre eles Matheus Pet, Breno, Felipe Amaral e alguns outros. Tive o prazer de participar dessa primeira experiência. Após isso, essa geração viajou novamente para Portugal, Singapura e agora Itália. É um grupo que apesar de jovem já possui experiência internacional, são meninos educados e que acima de tudo sabem da importância que é representar o Vasco da Gama dentro e fora de campo. Ao todo, participaram 40 equipes da competição, além de times de toda Itália, haviam outros dez países representados. A presença de nossa equipe foi tão grandiosa como da Juventus, do Olimpique Marselha e de outros gigantes europeus. O Vasco da Gama é muito grande dentro e fora do Brasil. Todos queriam uma lembrança nossa e por isso distribuímos brindes e fomos atenciosos para explicar a grandeza de nosso clube e a qualidade do futebol brasileiro".

Falando de você como profissional, o que ela mais te trouxe de positivo? O que você aprendeu na Itália e pensa em implantar aqui no Vasco? Chegou a trocar experiência com os profissionais dos clubes participantes?

"Toda viagem que fazemos sempre trazemos algo que possa agregar ao nosso trabalho. Acredito que o profissional deva estar sempre buscando as novidades do mercado, estudando e atualizando-se. Acabei de terminar o meu MBA em gestão e marketing esportivo e vou voltar a estudar inglês. O aprendizado é algo que devemos levar para toda a nossa vida. Tivemos a oportunidade de conversar com diversas equipes e sem dúvida alguma a dedicação tática desses meninos é algo impressionante. Até mesmo a equipe menos qualificada já possui um padrão de jogo e dificilmente sai dele. A equipe que nos derrotou do Grasshoper, por exemplo, vem captando diversos atletas do leste europeu. O atacante camisa 9 é Bósnio e já foi naturalizado suíço Além de muito habilidoso, o jovem é forte e rápido. Todos que conversamos queriam saber da habilidade e da qualidade técnica de nossos atletas. Explicamos que na formação damos mais ênfase a parte técnica do que a parte tática".

Como era feita a comunicação entre o senhor e os diretores da base vascaína? Sabemos que o senhor Manuel e o senhor Mário viajaram com a delegação para a Itália também.

"Fechávamos nossa programação diária toda noite e esse era o momento em que nos reuníamos para fazer um balanço do dia e projetar o próximo. Tivemos a oportunidade de viajar com uma comissão extremamente qualificada e experiente. Além do senhor Manuel Pereira, que já chefiou mais de seis viagens internacionais, estava o Mário Reigotta, que fala italiano fluente e já participou de diversas competições na Itália. Tínhamos o Doutor Rômulo, que deu total suporte para todos os jovens, além do Luiz Felipe, treinador, do Brandi, preparador físico, e do Zé Urso, roupeiro".

Qual o planejamento da categoria para a sequência da temporada? Quais competições o time irá disputar?

"Agora estaremos iniciando a disputa do campeonato estadual. Inicia-se em abril e vai até novembro. Será uma competição longa e dura. Além do estadual, iremos nos reunir com a direção para avaliar nossa participação na Copa Brasil sub-15, que será realizada em Londrina e na qual fomos vice-campeões em 2012. Temos o torneio Brasil-Japão, que somos os atuais campeões (vencemos o Atlético-MG em 2012) e o Campeonato Estadual de primeiro ano, o Guilherme Embrey, onde também estaremos defendendo o título conquistado em 2012. No ano passado vencemos os dois turnos do Guilherme Embrey e eliminamos a necessidade de final".

Deixe uma mensagem final

"Ter a oportunidade de representar o Vasco da Gama e o Brasil em uma competição de alto nível na Europa é sempre uma grande honra, mas estamos acima de tudo trabalhando diariamente para formarmos futuros valores para equipe profissional do Vasco. Nosso maior objetivo na base é a formação do atleta dentro e fora de campo. E tenho certeza que a torcida vascaína terá grandes alegrias com esses jogadores que temos na categoria infantil e em toda a base vascaína. Estamos com um planejamento muito bem integrado em todas as categorias, com profissionais altamente qualificados e motivados em realizar um trabalho à altura da grandeza do Vasco da Gama".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Luiz Carlos, coordenador do Infantil do Vasco


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco