Auxiliar Renê Weber fala sobre o início de trabalho com Autuori no Vasco

Sábado, 30/03/2013 - 14:24

A comissão técnica de Paulo Autuori completa neste sábado uma semana de trabalhos no Vasco. O cenário antes da chegada não era nada animador: mais um vice-campeonato, desta vez para o Botafogo, na final da Taça Guanabara; derrotas para Volta Redonda e Nova Iguaçu, já pela Taça Rio; e o protesto de uma torcida organizada. Fora os salários constantemente atrasados. Ou seja, um enorme desafio pela frente. Mas esse foi um dos principais motivos para a vinda para São Januário.

- Nós acreditamos no trabalho, na marca do Vasco, que é um clube grandiosíssimo. O Vasco passa por um momento um pouco complicado, mas acreditamos na perspectiva de trabalho. A motivação é grande. Encaramos como um desafio muito legal - contou Renê Weber, auxiliar técnico de Paulo Autuori, em entrevista ao LANCE!Net.

Além de Paulo Autuori e Renê Weber, o novo membro do departamento de futebol do Vasco é o preparador físico Gilvan Santos. Os três desembarcaram na Colina após um trabalho extenuante no Catar, onde comandaram a seleção local (olímpica e a principal) por quase três anos. A sonhada classificação para a Copa do Mundo de 2014 estava próxima, mas os xeques cataris ficaram insatisfeitos com os resultados na Copa do Golfo (competição não reconhecida pela Fifa) deste ano, na qual o time caiu na fase de grupos, e o fim do contrato que seria em junho foi antecipado.

Mas os problemas no exterior já são águas passadas. O trio está de volta ao Brasil, e precisa colocar a nau vascaína de novo no curso das vitórias. O pensamento é tanto no curto prazo, no Campeonato Carioca, como também a longo prazo, com foco no Campeonato Brasileiro. As primeiras impressões sobre o grupo de jogadores e o staff de futebol foram muito boas, e a motivação é grande:

- Já trabalhamos em outros grandes clubes do Brasil, e a pressão é sempre a mesma, ganhando ou perdendo. Esse desafio de tentar fazer a máquina andar é o que nos move. O grupo do Vasco é jovem, está se empenhando bastante, há um "querer" muito grande. Mas no futebol não há mágica, varinha de condão. Agora é trabalhar, projetando o "lá na frente". A estrutura humana no clube é muito boa, tem o Ricardo Gomes (diretor técnico), o Renê Simões (diretor executivo)...Agora é fechar os olhos e trabalhar. Minha opinião sobre o grupo do Vasco é muito boa - comentou.

Após a estreia da nova comissão técnica, diante do Olaria, o Vasco tem como próximo jogo o clássico contra o Botafogo, na quarta-feira. Até lá, haverá um pouco mais de tempo para implementar a filosofia proposta e o estilo de jogo, por conta da interdição do Engenhão. E conhecer melhor o elenco, é claro. Afinal, só se passou uma semana de trabalho em São Januário.

- Nossa preocupação é com o próximo jogo, contra o Botafogo. Vai ser bom para começar a fazer uma leitura do grupo todo. Vai dar para treinar um pouco mais, o que não aconteceria se a partida fosse no domingo. Ganhamos dois, três dias de treino. Não é muito, mas vamos tentar passar uma ideia do que pretendemos, e condicionar melhor o time - encerrou Renê Weber.

Fonte: Lancenet