Juniores: Saiba como anda a recuperação dos jogadores contundidos

Terça-feira, 26/03/2013 - 02:34

A equipe juniores do Vasco da Gama sofreu bastante com lesões no início da atual temporada. A sequência de quatro competições seguidas (Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Taça São Paulo e Estadual) fez com que alguns atletas passassem a frequentar o Departamento Médico de Itaguaí para superar alguns problemas.

Jogadores como Waldir, Marquinhos do Sul e Pereira, que desfalcaram o cruzmaltino em algumas partidas do Campeonato Carioca, já estão recuperados e inclusive já participaram de jogos do segundo turno da competição. Outros, porém, ainda se encontram no "DM" lutando pela recuperação.

Para saber como anda a situação dos principais atletas, o programa Só dá Base, do grupo Só dá Vasco, entrevistou na última quarta-feira (20/03) o médico Carlos Fontes Filho e o preparador físico do juniores André Portella. Ambos falaram revelaram como está o andamento da recuperação de alguns jogadores, dentre eles o atacante juvenil Lucas Choco.

Confira:

LUCAS CHOCO

"Ele sofreu uma ruptura de cruzado interior e foi operado pela equipe do doutor Clóvis Munhoz. Ele já se encontra na fisioterapia reabilitando e acredito que ele retorne já nos próximos meses ao treinamento com bola."

Por: Dr. Carlos Fontes Filho

"O Choco está em recuperação. Eu creio que daqui a dois, três meses ele estará à disposição. Ele está bem, mas não é um jogador que vai voltar agora. Ele ainda vai passar por todo um processo."

Por: Cássio, técnico do Juvenil

GABRIEL FÉLIX

"Ele sofria de uma tendinite na musculatura do pé, que apesar de ser tratada, sempre voltava. Nós fizemos um trabalho de fisioterapia intensa, com medicação e reabilitação muscular. Infelizmente ocorreu dele adquirir uma faringite e isso o afastou dos gramados por um período maior. Tivemos que tratar dessa faringite com antibióticos e anti-inflamatórios. Conseguimos curar o atleta e agora ele já se encontra no campo, já se encontra treinando e acredito que em breve já vai estar escalado para um jogo."

Por: Dr. Carlos Fontes Filho

GABRIEL DOS SANTOS

"Ele se lesionou no ano passado num jogo da Copa do Brasil. Ele teve uma fratura na base do quinto metacarpo. É uma fratura ocasionada devido a um entorse do outro jogo. Na época nós fizemos uma radiografia e essa constatou que o problema poderia ser tratado de forma conservadora, ou seja, de forma não cirúrgica. Foi feita uma medicação com gesso e ele foi acompanhado periodicamente até o osso se consolidar. Infelizmente, foi uma fatalidade. Ele sofreu um novo trauma e refraturou. Dessa forma a gente não teve outra opção a não ser intervir de aneira cirúrgica."

Por: Dr. Carlos Fontes Filho

MATHEUS BAPTISTA

"Ele sofreu uma entorse no joelho durante um treinamento no Rio Grande do Sul, local onde foi disputado o Campeonato Brasileiro Sub-20. Foi uma ruptura no ligamento cruzado interior e foi submetido a cirurgia. Ela foi um sucesso e ele já se encontra fazendo reabilitação muscular, reforço muscular, e acredito que em maio ele já vai estar disponível para o técnico Sorato."

Por: Dr. Carlos Fontes Filho

JONATAS PAULISTA

"Ele já tinha uma lesão de colateral lateral e foi feito uma infiltração com o doutor Marcos Fernandes, outro médico da equipe. Ele tem feito fisioterapia constante e reforço muscular. Ele já está em treinamento no campo e acredito que seu retorno já é para breve."

Por: Dr. Carlos Fontes Filho

"O Paulista está voltando. Ele teve um desconforto no joelho e com o passar dos jogos ele reclamou que estava sentindo muitas dores. Por conta disso nós preferimos dar uma poupada nele. Ele ficou um mês e uma semana fazendo recuperação e já está treinando com bola."

Por: André Portella, preparador físico

KADU FERNANDES

"Ele sofreu um trauma no treinamento após choque com o atacante Yago. Ele sofreu uma fratura na fíbula, mas uma fratura de baixa gravidade e está sendo tratado de maneira conservadora, no gesso. A previsão dele é um pouco mais prolongada. Provavelmente ele só vai estar retornando a campo daqui a dois meses, dois meses e meio."

Por: Dr. Carlos Fontes Filho

MALCO

"O Malco está no departamento médico pelo fato de ter sofrido um desconforto muscular. Ele é um atleta muito frágil na parte muscular e temos que ficar cuidando. A lesão dele foi na virilha."

Por: André Portella, preparador físico

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco