Juniores: Com 7 gols em 7 jogos na Taça GB, Daniel foi destaque em meio à má campanha do Vasco

Sábado, 16/03/2013 - 12:42

Os maus resultados do Vasco nos juniores não afetaram um jogador em 2013. Artilheiro do time na Taça Guanabara, Daniel Pessoa fez sete gols em sete partidas, mas não foi capaz de evitar a eliminação ainda na fase de grupos da Taça Guanabara - o Madureira se juntou aos outros três grandes. Em sua primeira temporada na categoria, o atacante de 17 anos espera que a equipe se encaixe a partir do duelo com o Volta Redonda, às 15h30m deste sábado, em Itaguaí.

Segundo o manauara, radicado em Porto Alegre antes de viajar para o Rio, o trabalho realizado no intervalo entre os turnos vai servir para que os erros acabem, e o técnico Sorato tenha paz para disputar seu primeiro título e afastar a ameaça de demissão.

- Estou feliz pelos gols, trabalho para isso faz tempo. Mas foi uma surpresa, realmente. Não tive problema para me adaptar. Já vim forte e queria ser titular. A questão do time é se encaixar mais, não devemos a nenhum outro - disse o atacante.

Daniel foi promovido para substituir Romário e Guilherme Morano, que estouraram a idade dos juniores (20 anos). E correspondeu ao lado de Talles, que joga mais fora da área e tem sido seu parceiro desde o infantil, embora tenha dado um cartão de visitas negativo. Na goleada sofrida para o Goiás, que decretou a saída do clube da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, ele foi expulso. Yago e Marquinhos, dois veteranos nos juniores, são as outras alternativas.

- Desde que chegamos, jogamos juntos. Eu e Talles temos bastante entrosamento.

Fã de Ronaldo Fenômeno e Alexandre Pato, exemplos de movimentação em suas gerações, o jovem de 1,77m diz que não faz o estilo fixo na área. Prefere dar opção e se antecipar às bolas cruzadas a forçar apenas a bola aérea.

- É um atacante de muita movimentação, não fica tão centralizado. E tem um poder de finalização muito grande. É muito jovem, estamos trabalhando algumas características que ainda faltam a ele. Mas tem muito potencial e pode ser decisivo nessa competição, se o nosso time evoluir como esperamos - avaliou Sorato.

No restante do time, o goleiro Jordi, o lateral-esquerdo Henrique e o meia Matheus Índio também vêm conseguindo boas atuações. A campanha ruim fez com que o Vasco reforçasse o elenco com quem já estava treinando entre os profissionais, casos de Jhon Cley, Guilherme Costa e Luan. Mas não funcionou.

Sorato e Galvão negam ameaça de demissão

Alheio à suposta intenção de troca de comando, cogitada pela diretoria, Sorato assegura que mantém seu trabalho diário e que não houve sequer uma conversa que indicasse esse cenário.

- Ninguém me falou nada sobre demissão. Estou treinando a equipe para a estreia no segundo turno, normalmente. Estou fazendo tudo igual, não houve reunião, nada.

Os juniores do Vasco não têm conseguido bons resultados. Antes da quarta colocação no Grupo A da Taça Guanabara, o time foi eliminado na Copa São Paulo na segunda fase, ao ser goleado por 5 a 1 pelo Goiás. No segundo semestre do ano passado, caiu nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20, diante do Atlético-MG, e não passou da primeira fase do Brasileiro Sub-20, sem conseguir uma vitória sequer em quatro partidas.

- O trabalho é mais baseado em revelar o máximo de atletas possível para o time de cima. Recentemente, saíram muitos jogadores para o profissional. Estamos trabalhando com um grupo um pouco mais jovem. Nosso trabalho nesse início de ano é para dar uma cara para esse time - ressaltou Sorato.

Coordenador da base, Mauro Galvão não confirma a possibilidade de saída imediata, mas, preocupado, frisou que futebol é feito de resultados.

- Lógico que a gente sabe que futebol é resultado, mas não tem nada disso. Sorato continua conosco. O trabalho dele seguirá sendo avaliado nesse segundo turno, como sempre acontece no futebol. Temos um segundo turno pela frente - minimizou.

Daniel Pessoa em ação pelos juniores em 2013


Fonte: GloboEsporte.com