Romulo relembra sua história no Vasco

Quinta-feira, 14/03/2013 - 09:40

Atualmente com 22 anos de idade, o volante Romulo está em fase final de recuperação de um problema no joelho, que o afasta dos gramados desde setembro do ano passado. Titular da Seleção Brasileira nas últimas Olimpíadas, o piauiense ganhou visibilidade no cenário nacional após belas atuações com a camisa do Vasco da Gama.

O jogador chegou ao Gigante da Colina no final de 2009 após passagem pelo Porto de Caruaru-PE e não demorou muito para conquistar seu espaço. Poucos meses após sua chegada, o jovem conquistou o Campeonato Carioca de Juniores e na sequência dos meses uma vaga no elenco principal, na época comandado por PC Gusmão.

A afirmação de Romulo com a camisa cruzmaltina, porém, só aconteceu em 2011. Sob o comando da dupla Ricardo Gomes e Cristóvão Borges, o camisa 37 se tornou titular absoluto do elenco que conquistou a Copa do Brasil e brigou até o fim pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Sul-Americana. Nessa mesma temporada, Romulo vestiu pela primeira vez a camisa da Seleção Brasileira.

A belíssima história do volante na Colina fez com que a equipe do Só dá Vasco o procurasse para a realização de uma entrevista no último domingo (10/03). Enquanto acompanhava um jogo de sua equipe, o Spartak, no Campeonato Russo, Romulo relembrou seus momentos com a camisa vascaína, deixou uma mensagem para os antigos companheiros e revelou como anda sua recuperação.

Confira a transcrição da entrevista:

Você acreditava que o time vascaíno chegaria a final da Taça Guanabara após passar por uma grande reformulação?

"Eu torcia para que sim, mas eu não acreditava muito pelo fato do Vasco estar formando outro grupo. É um grupo bem diferente e com novos jogadores. Por conta disso eu achei que os resultados iam demorar para chegar, mas os jogadores que chegaram muito bem e se entrosaram muito rápido. Isso fez com que o time tivesse um resultado mais rápido e chegasse na final".

Tem acompanhado o Vasco na Rússia?

"Eu tento acompanhar pela internet as notícias. A gente tem a Globo Internacional aqui, mas não são todos os jogos do Vasco que passam. Tento assistir pela internet".

O que representa o Vasco para você? Como avalia sua passagem pelo clube de São Januário?

"O Vasco é uma equipe que eu tenho muito carinho. Foi a equipe que me levou a Seleção Brasileira, a equipe que me colocou no futebol nacional e eu tenho muito orgulho de ter passado pelo Vasco. Minha passagem foi positiva, pois pude conquistar um título da Copa do Brasil, um título inédito para o Vasco. Agora eu vou seguir o meu caminho aqui na Europa. É uma experiência nova para mim. Espero voltar muito bem depois da lesão e dar continuidade ao meu trabalho aqui na Rússia".

Você mantém relação com algum jogador do Vasco?

"Eu falo com o Eder Luis. Falo sempre com ele e sempre peço para ele fazer um gol. Ele responde que não é a praia dele e eu digo que ele tem que fazer gol. Esse tipo de brincadeira ele leva um pouco a sério e dentro de campo busca fazer sempre o melhor".

Como você avalia as críticas recebidas pelo Eder Luis nos últimos tempos?

"Todos os jogadores recebem críticas. Infelizmente, no ano passado, ele estava passando por uma fase difícil de lesão e não estava com a confiança totalmente elevada. Agora ele voltou ao futebol que ele vinha mostrando no passado. Acho que as críticas foram um pouco injustas, até por tudo que ele já fez pelo Vasco. Ele foi fundamental no título da Copa do Brasil. Torço muito por ele, pois aprendi bastante com ele dentro do Vasco. Ele sempre me deu muitos conselhos e por isso torço muito por ele. Não só para ele, mas como para todo o grupo do Vasco".

O que contribuiu para que o Vasco tivesse um ano de 2011 maravilhoso? Além da conquista da Copa do Brasil, o time brigou até o fim pelo título do Brasileiro e da Sul-Americana.

"Eu acho que além da qualidade da técnica da equipe, dos jogadores, tinha muita união. Aquele grupo era muito unido, todo mundo se dava bem. Isso faz parte também e é muito importante. Acho que o clima do vestiário ajudava muito, pois estava sempre todo mundo brincando, todo mundo se cobrando e isso também era fundamental. É por conta disso que nossa equipe conseguiu ir tão bem, ser campeã da Copa do Brasil e disputar o título do Campeonato Brasileiro. Acho que a união do grupo foi fundamental para esse sucesso".

O que você poderia falar sobre o Ricardo Gomes?

"O Ricardo Gomes é um cara que quando chegou ao Vasco deu uma nova cara ao time. Não só ele, mas também o Cristóvão, que era auxiliar na época e ajudava bastante, passava sempre coisas boas. Quando ele chegou junto com o Cristóvão passou bastante confiança para o grupo. Ele sempre conversava com os jogadores e falava da capacidade que cada um tinha. Quando aconteceu aquele problema com ele nós jogadores nos comovemos e procuramos estar jogando por ele. Ele é um profissional exemplar e uma pessoa espetacular. Naquele momento ele merecia todo o nosso apoio e nossa dedicação".

Como está sendo sua adaptação na Rússia?

"Eu já estou bem adaptado. Me adaptei bem, graças a Deus. Saudades do Vasco eu tenho bastante, pois tenho vários amigos lá, não só jogadores, mas como o pessoal da fisioterapia, da comissão técnica. Estou sentindo muita saudade. Aqui na Rússia está sendo tranquilo, apesar do frio. O time está bem e temos tudo para ter uma boa temporada".

Como está a sua recuperação?

"Estou me recuperando bem, estou em fase final de recuperação. Vou começar a fazer trabalhos físicos para poder recuperar toda a força, toda a parte técnica e voltar. O time está bem no Campeonato Russo. Daqui a pouco mais de um mês eu vou estar voltando com fé em Deus".

Qual mensagem você deixa para a torcida vascaína?

"Galera vascaína, vamos continuar torcendo para o Vasco. Continuem entregando todo o apoio que vocês possuem para o time, para os jogadores. Eu sei como ninguém como a força da torcida do Vasco é importante. Ela fortalece muito mais os jogadores. Um abraço"

Com informações do Programa Só Dá Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco