Abuda: 'Dentro de campo são 11 contra 11. Vamos tentar sair com esse título'

Domingo, 10/03/2013 - 14:12

Tradicionais rivais do Rio de Janeiro, Vasco e Botafogo decidem neste domingo, às 16h, no Engenhão, a Taça Guanabara. Além da busca pelo primeiro título de 2013, os clubes desejam o troféu para assegurar vaga antecipada na final do Campeonato Carioca. O confronto conta com um tabu a favor do Alvinegro de General Severiano, além do desejo Cruzmaltino em encerrar o jejum de nove anos sem vencer um turno na Cidade Maravilhosa.

Apesar de levar vantagem nos números gerais do confronto, o Gigante da Colina tem no Botafogo uma autêntica “pedra no sapato” quando o assunto é decisão. Em nove finais, o Alvinegro venceu oito. A única vez que o Cruzmaltino triunfou foi na Taça Guanabara de 1965.

O retrospecto positivo do adversário não assusta o Vasco. Por sua vez, a equipe de São Januário tem a vantagem do empate para buscar um título de turno que não vem para a Colina histórica desde 2004, quando levantou a Taça Rio. A última Taça Guanabara disponível na sala de troféus do clube foi conquistada em 2003.

O desfalque do Vasco é o atacante Tenorio, que se recupera de uma lesão muscular na panturrilha esquerda. O técnico Gaúcho optou pela manutenção do time que venceu o Fluminense por 3 a 2 na semifinal. Os jogadores adotaram a cautela, mas não esconderam a confiança para a importante final.

“Estamos preparados. O Botafogo é uma grande equipe e conta com Seedorf. O Jefferson também já foi convocado para a seleção brasileira. Dentro de campo são 11 contra 11. Vamos tentar sair com esse título. O grupo está unido desde a pré-temporada e temos a chance de coroar esse momento”, afirmou o volante Abuda.

Pelo lado do Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira não poderá contar com Andrezinho, que sofreu uma lesão no púbis e se juntou a Renato e Antônio Carlos no departamento médico. O treinador fez mistério e fechou o treinamento de sexta-feira. Porém, Gabriel foi o escolhido para entrar na equipe ao lado de Marcelo Mattos e deixou Fellype Gabriel livre para atuar como meia.

“O Vasco tem a velocidade como sua principal característica, assim como o Flamengo. Eder Luis e Rafinha são parecidos, pois precisam de espaço para correr com a bola. Precisamos ter cuidado. Acompanhamos o Vasco contra o Fluminense e foram perigosos. Não será uma tarefa fácil. Vamos com cuidado, mas ofensivos. Queremos a vitória”, explicou Oswaldo de Oliveira.

Prontos para o confronto, os rivais lutam por mais uma conquista em suas brilhantes histórias. Até a edição atual, o Vasco venceu 11 vezes a Taça Guanabara, enquanto o Botafogo levantou o caneco em seis oportunidades.

Fonte: UOL