Ricardo Gomes sempre conversa com elenco e usa cabine para assistir aos jogos

Quinta-feira, 07/03/2013 - 09:55

Diretor técnico do Vasco, Ricardo Gomes se prepara para a terceira decisão pelo clube. Campeão da Copa do Brasil de 2011, o profissional iniciou o trabalho no novo cargo após o AVC e colhe frutos antes mesmo do esperado. Entre as curiosidades na preparação para a final da Taça Guanabara, contra o Botafogo, às 16h de domingo, está a rotina em uma “cabine secreta” de São Januário para assistir aos treinos, além da participação em todas as atividades e viagens e o aumento do prestígio dentro do clube.

Ricardo Gomes é o primeiro a chegar e o último a sair de São Januário. Faz questão de conversar com o grupo e adotou recentemente uma estratégia para acompanhar e colaborar com o trabalho do técnico Gaúcho. Em algumas ocasiões, o dirigente não é visto no gramado, mas acompanha os procedimentos de uma “cabine secreta” do estádio. Ele aproveita o espaço utilizado pelas emissoras de TV e rádio nos dias de jogos e troca ideias após o treinamento com o comandante.

Todas as observações são passadas para Gaúcho. Os dois discutem a estratégia das partidas, além de programações de treinos e viagens. A participação do agora cartola é cada vez mais intensa. Porém, Ricardo Gomes deixa o treinador completamente liberado para atuar durante os 90 minutos das partidas e não interfere no trabalho. A postura profissional é bastante elogiada nos bastidores.

“Ele tem contato direto com os jogadores. O Ricardo Gomes define programação e discute estratégia de jogo com o Gaúcho. Ele não é homem de sala e de ficar no escritório. É homem de vestiário e campo. É um profissional importantíssimo no dia a dia do Vasco”, afirmou o diretor de futebol René Simões.

Em recuperação do AVC sofrido em agosto de 2011, Ricardo Gomes costuma ignorar o problema e algumas sequelas presentes. O diretor técnico esteve em todos os jogos do Vasco na temporada, incluindo viagens. Na última partida disputada em Macaé, retornou com a delegação e chegou ao Rio de Janeiro já na madrugada. Com bom humor diante do cansaço, pegou o carro no estacionamento de São Januário e foi dirigindo para casa. Ele faz questão de descartar qualquer privilégio. O procedimento vem desde a pré-temporada, quando acompanhou a delegação integralmente na cidade de Pinheiral.

Outra característica de Gomes envolve o lado conselheiro. As conversas particulares com cada jogador são comuns no dia a dia. Ele escolhe os atletas e fala sobre problemas e soluções. Recentemente, o equatoriano Carlos Tenorio foi um dos contemplados. Chateado com a série de lesões, o jogador recebeu apoio incondicional do diretor técnico.

E Ricardo Gomes mantém a descrição mesmo diante do sucesso na nova função e a adoração cada vez maior nos bastidores de São Januário. O diretor técnico evita os holofotes até para não tirar o foco no Vasco e, agora, vive a expectativa de levantar mais uma taça no próximo domingo.

Fonte: UOL