Confira participação de Ricardo Gomes no programa de Fátima Bernardes

Quinta-feira, 14/02/2013 - 14:04

Em 2011, Ricardo Gomes, ex-técnico do Vasco, sofreu um AVC durante uma partida do clube contra o Flamengo, durante o Campeonato Brasileiro. Durante mais de um ano, ele passou por um tratamento intenso de fisioterapia e fonoaudiologia. Hoje, um ano e meio após a doença, Ricardo ainda tem algumas dificuldades de locomoção e na fala, mas já está de volta ao clube como Diretor Técnico. “Foi o acidente que me revelou boas pessoas que eu nunca esperei conhecer. Só posso agradecer pelas pessoas que eu conheci e convivi. Vou ter que trabalhar muito para agradecer, agradecer e agradecer, porque as torcidas do Vasco, do Brasil inteiro, me apoiaram”, disse ele, ao relembrar a sua trajetória no palco do Encontro desta quinta-feira, dia 14.

Quando passou mal, Ricardo, que é filho de médico, sabia que estava tendo um AVC e conseguiu pedir ajuda antes que perdesse o sentido. A sensação, explicou ele, foi de medo: “Medo, sim. Mas não pensei e nem penso em morrer. É a situação, você fica na tentativa e na esperança que não seja tão rápido. E foi".

Ao acordar, Ricardo se deparou com uma situação nova e bastante angustiante. As seqüelas do AVC atingiram funções importantes do corpo. “Foi difícil acordar sem falar. O lado direito, que ficou paralisado, eu estou me recuperando, mas sem falar foi duro”, lembrou ele.

Dedicado a um tratamento intenso, o ex-atleta desenvolveu novas habilidades depois da fisioterapia: “Aprendi a escrever com a mão esquerda. Faço as duas coisas. O lado direito tem que trabalhar, mas a escrita tem que ser do lado esquerdo”, contou.









Fonte: Globo.com