Carlos Alberto faz balanço da carreira: 'Se somar, não me arrependo de nada'

Terça-feira, 05/03/2013 - 01:23

Quase dez anos atrás, em 2004, Carlos Alberto marcava o gol do título do Porto na decisão da Liga dos Campeões, diante do Monaco. Com 19 anos, ainda é o mais jovem jogador a marcar numa final do principal torneio europeu. Hoje, ainda busca se tornar a referência do Vasco, aos 28 anos, depois de muitos altos e baixos na carreira. No "Bem, Amigos" desta segunda-feira (4), às vésperas da decisão da Taça Guanabara contra o Botafogo, o meia revela como enxerga sua carreira e destaca que sonha com muitos títulos.

- A vida não é muito diferente do futebol. Nem tudo é como a gente planeja. Hoje estou fazendo o que posso, tenho treinado e me cuidado. Gostaria muito (de ter conquistado mais coisas), mas não me sinto frustrado com isso. Tenho alguns anos pela frente e espero conseguir os objetivos que tracei.‪ Tenho meus sonhos‬, mas evito ficar falando. Esse tipo de ajuda estou me dando. Sou pai e estou mais tranquilo. Tenho tranquilidade para falar dos meu erros e acertos. E sou honesto para falar que em alguns momentos não consegui. As criticas inteligentes me fazem crescer, pensar. Se somar tudo, não me arrependo de nada.

Carlos Alberto se profissionalizou no Fluminense em 2002, depois de ser revelado pelo Madureira. Mas os problemas fora de campo, com um temperamento explosivo, o levaram muitas vezes a ser deixado de lado nos clubes, e até dispensado de alguns. Na época do Porto, o técnico português José Mourinho o elegeu como forte candidato a melhor jogador do mundo. Em 2013, Carlos Alberto destacou a sua vontade de voltar a erguer uma taça. A última foi no mesmo Vasco, em 2009, na Série B do Campeonato Brasileiro.

- Não gosto de passar finais de ano vendo que não ganhei título e não cheguei em final. Treinei nas minhas férias para estar bem fisicamente. Quero ser campeão, chegar na final. Jogo futebol por isso, quero ganhar, acordo todo dia para isso. Esse ano estou nessa batida.

O bom momento do Vasco não é creditado somente à boa fase de Carlos Alberto, que tem três gols na Taça Guanabara, mas também a jogadores como Bernardo, que já marcou sete vezes no Estadual. O jovem meia foi bastante elogiado pelo companheiro.

- Sou um dos caras que mais vibro por ele. ‪O Bernardo é um moleque humilde. Todos falam que é maluco, mas ele é muito inteligente‬ e está nos ajudando bastante. O grupo (do Vasco) hoje é mais jovem, ‪muito mais dinâmico, corre mais do que no ano passado‬, quando tínhamos muito jogador experiente.

Mas o camisa 10 do Vasco alerta que a boa fase não deve ser encarada como alívio pelo grupo cruzmaltino, bastante questionado no início da temporada após grande reformulação.

- A vitória sempre dá uma confiança maior. Mas já tenho um pouco mais de pé no chão. Falei para os caras: não pensem que os questionamentos vão acabar. Isso só em dezembro, quando julgarem a temporada toda. Desde que começou o ano, falavam do nosso time e pensava: se o meu time é isso mesmo que os caras estão falando, estou morto. O pessimismo já está todo do lado de fora, e se eu for entrar nessa linha…

Com Carlos Alberto e Bernardo, junto com Dedé, à frente da equipe do Vasco, o time do técnico Gaúcho enfrenta o Botafogo na decisão da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. O jogo é no próximo domingo, dia 10, às 16h, no Engenhão. Por ter melhor campanha que o rival, o Vasco tem a vantagem de jogar pelo empate para ficar com a taça.

Fonte: GloboEsporte.com