Vasco usa São Januário em 75% dos dias e sobrecarrega gramado

Quinta-feira, 28/02/2013 - 07:49

Apesar de contar com o Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes) como alternativa para os treinamentos da equipe profissional, o Vasco sobrecarregou o gramado de São Januário no mês de fevereiro. Só pelo elenco de Gaúcho, o estádio foi utilizado dobro do número considerado ideal para treinos no período: 17, no total. O excesso de uso prejudica a manutenção do campo, que passou por reforma no início do ano.

A intenção inicial era que o CT da Marinha servisse de desafogo e sediasse em média três treinamentos por semana, o que aliviaria o gramado do estádio vascaíno. O campo do CT, no entanto, passou por uma reforma no começo do ano e desagradou jogadores e comissão técnica na primeira atividade realizada no local, no dia 6 de fevereiro. Desde então, nenhum treino da equipe titular aconteceu no Cefan.

“O campo do Cefan estava muito duro. Preferimos deixar o campo se recuperando mais alguns dias. Por isso evitamos usá-lo nos últimos dias”, disse o diretor executivo René Simões, que não descartou renegociar o aluguel de R$ 20 mil por conta da subutilização. “Ainda não venceu o primeiro mês. Quando vencer, vamos sentar e conversar”, completou.

Ao todo, foram realizados apenas três treinamentos no Cefan em fevereiro, sendo dois apenas para reservas. Por duas semanas consecutivas, o Vasco transferiu atividades marcadas para o CT de volta para São Januário. O número real de treinos no local ficou bem longe da expectativa inicial, algo em torno de 15 vezes por mês.

A restrição da comissão técnica em relação ao estado do gramado encontrado no Cefan gerou uma sobrecarga inesperada em São Januário. Além de treinos e jogos da equipe profissional, o campo ainda sofreu desgaste com partidas do time de futebol feminino do clube, que disputa a Copa do Brasil. O resultado foi um uso da sede em 17 dos últimos 23 dias, número que representa cerca de 75%. O palco principal do Engenhão, por exemplo, costuma ser usado em menos da metade das datas.

Fonte: UOL