Dos grandes do Brasil, o Vasco é o clube há mais tempo sem vencer um Estadual

Quarta-feira, 30/01/2013 - 11:16

No futebol, ficar sem ganhar títulos não está nos planos de ninguém. Pior para os torcedores que sofrem com gozações dos rivais. Neste primeiro semestre, repleto de Estaduais, vários times ainda tentam sair da fila em seus respectivos campeonatos. Chama a atenção o jejum do Vasco no Carioca. Dentre os clubes de maior expressão do país é o que está há mais tempo sem conquistas regionais. Além disso, o time cruz-maltino se aproxima do maior jejum de títulos estaduais em toda a sua história: doze anos (de 1958 até 1970).

Outro time que não atualiza a sua galeria de troféus estaduais há bastante tempo é o São Paulo. A última vez que o Tricolor Paulista conquistou o título foi em 2005, ou seja, já são oito anos sem erguer a taça. Nada comparado, porém, ao que teve que suportar a torcida do Corinthians, que ficou 23 anos na fila.

Em Minas Gerais, o América-MG, terceira força do estado, está na fila há 12 anos. O recorde da competição – 23 anos – também pertence ao Coelho, que não levantou o caneco de 1925 a 1948. Já os rivais Atlético-MG e Cruzeiro ficaram o mesmo período sem títulos na história do Campeonato Mineiro: 11 anos.

A disputa pelo título do Gaúchão normalmente fica restrita à dupla Gre-Nal. Há três anos sem colocar a faixa de campeão estadual, o Tricolor gaúcho tentará, em 2013, pôr fim no curto jejum e impedir o tricampeonato do Inter. Na história da competição, o recorde negativo também é do Grêmio, que viveu um tabu de 14 anos sem comemoração.

O Joinville está perto de igualar o seu recorde de 13 anos sem conquistas no Campeonato Catarinense. Já o Criciúma está vivendo o seu maior jejum de títulos da história: oito anos. No entanto, o time que ficou há mais tempo na fila no torneio regional é o Figueirense, que ficou três décadas sem dar alegria para sua torcida.

Confira a lista completa contando ainda Paranaense, Baiano, Pernambucano, Cearense e Goiano: (Observação: O jejum na tabela abaixo é contado por anos, que é a forma mais comum de contagem, não por campeonatos. Para contar por campeonato, tirem um do jejum atual e dois do jejum histórico)



Fonte: Blog Numerólogos - GloboEsporte.com