RJ tem o Estadual televisionado para a maior parcela da população brasileira: 33%

Sexta-feira, 25/01/2013 - 11:04

Iniciados quase todos os estaduais pelo Brasil, o Blog Teoria dos Jogos reapresenta o perfil das transmissões televisivas – visualizando qual parcela da população e do PIB nacionais se expõe a cada um dos torneios. Neste sentido, foram duas as alterações com relação a 2012: O Campeonato Carioca passou a ser televisionado pelo Sportv (algo que só ocorria com o Paulistão) e o Campeonato Mato-grossense será transmitido na íntegra pela TV Centro América (afiliada Globo) – quando apenas parte do torneio era veiculada em favor do Paulista.

Além de Globo (TV aberta) e Sportv (TV fechada), os estaduais são transmitidos por Band (TV aberta) e Premiere Futebol Clube (pay per view). Tendo como base as transmissões da TV Globo, o mapeamento-2013 fica bem parecido com o do ano anterior:





Fonte: IBGE (Dados de 2010 – os mais recentes em termos econômicos)

Obs: Para fins de simplificação, os cálculos consideram que metade do torneio de MS será transmitido, ficando a outra metade com o Paulista. Portanto, PIB e população deste estado foram compartilhados com SP.

A perda de abrangência do Campeonato Paulista, que já havia saído do estado de Tocantins em 2012, segue perceptível. A Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos restam transmissões em Mato Grosso do Sul e São Paulo. O enorme poderio econômico destas regiões – ainda que veiculado a apenas 22,27% da população brasileira – é suficiente para que o torneio abocanhe 33,67% do PIB nacional.

Se o Paulistão murcha, o Carioca se mantem, reiterando a condição de maior capilaridade. Transmitido para 15 estados (além do Distrito Federal), o estadual do Rio de Janeiro será visto por quase 60 milhões de brasileiros (31,33% da população). Embora englobe regiões economicamente importantes (como Rio, Espírito Santo e DF), a presença de estados menos abastados faz com que apenas 27,08% do PIB nacional acompanhe partidas envolvendo Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

O terceiro maior campeonato do país é o mineiro, exposto a 9,32% do PIB e 10,27% da população nacional. Em seguida termos gaúcho (6,70% do PIB, 5,61% da população), paranaense (5,76% do PIB, 5,48% da população), baiano (4,09% do PIB, 7,35% da população) e catarinense (4,04% do PIB, 3,28% da população). Importante reiterar que a descentralização em curso segue fazendo com que o somatório dos demais campeonatos supere o Carioca e o Paulista em termos agregados. Ponto para as demais torcidas brasileiras.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com