Dinamite relembra gol e participação na Copa de 1978

Terça-feira, 29/01/2013 - 11:05

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco e hoje presidente do clube, tem na memória seu gol inesquecível marcado em Copa do Mundo. Ele participou das disputas de 1978, na Argentina, e 1982, na Espanha. E foi no país vizinho que fez um gol que lhe traz importantes recordações. No dia 11 de junho de 78, Dinamite ganhou uma chance com o técnico Coutinho, depois de amargar a reserva nos dois primeiros jogos da primeira fase. A situação da seleção brasileira era complicada naquele momento.

- Aquele gol tem todo um cenário que foi criado em razão da situação do Brasil, da necessidade de vitórias depois de dois empates. Precisava vencer - relembra o hoje dirigente cruz-maltino, que marcou 26 gols com a camisa da seleção brasileira.

O gol saiu contra a Áustria, na última rodada da primeira fase, adversário que vinha de duas vitórias. Dinamite relembra a jogada.

- Houve o cruzamento do Gil, dominei e tirei um pouco do zagueiro, e bati. Ali foi a oportunidade que eu estava esperando - afirma Dinamite, que vê o gol como uma redenção. Antes do jogo em Mar del Plata, o dia a dia de Roberto Dinamite na Seleção era complicado, e muitos não acreditavam no seu futebol.

- Naquelas semanas dos dois primeiros jogos, todo mundo que me conhecia de imprensa, ninguém falava comigo, passava e não me via. Entendia, até porque não estava jogando. E lembro que na véspera do jogo o (técnico) Coutinho passou por mim no refeitório e me perguntou como eu estava. Respondi: 'sempre estive bem Coutinho'. E no outro dia ele me escalou. E aí, todo mundo que não falava ou me cumprimentava, vinha falar - conta o ex-atacante.

Com o gol, o vascaíno se confirmou na equipe, jogou até a eliminação, na segunda fase, e ainda na disputa do terceiro lugar, na vitória por 2 a 1 sobre a Itália.

- Já tinha extra-oficial uma programação que o Brasil ia entrar nesse jogo (contra a Áustria) e sair, mas o gol saiu e aí fica difícil de tirar (do time). Fiquei muito feliz por isso, joguei todo o restante da Copa, e me senti, como brasileiro e atleta, útil a meu país - encerrou Dinamite.



Fonte: Sportv.com