Leia o discurso proferido pelo presidente da Cruzada Vascaína Leonardo Gonçalves na reunião do CD

Domingo, 06/01/2013 - 06:24

Discurso lido na tribuna pelo conselheiro Leonardo Gonçalves

Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2012.

Aos

Srs. Roberto Monteiro Soares – Presidente em Exercício e Antonio Carlos Pereira de Lemos Basto – Primeiro Secretário

Conselho Deliberativo do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA (CRVG)

Ref.: Item 1 da Pauta da Reunião Ordinária prevista para esta data

Leitura e deliberação sobre a Ata da Reunião Ordinária realizada em 23/10/2012

Prezados Senhores,

Cumprimentando-os, servimo-nos da presente para, formal e respeitosamente, dirigir a V. Sas., as considerações dos Conselheiros eleitos pela Chapa “Cruzada Vascaína”, acerca do teor da Ata referenciada, para análise deste Conselho.

Inicialmente, quando da manifestação do Conselheiro que subscreve o presente expediente, houve cabal e efetivo prejuízo em sua fala, assim como ocorreu com o Conselheiro Mario Piragibe em seu aparte, por ação injustificada do Presidente licenciado deste Conselho, Sr. Abílio Borges, ao interromper a fala do signatário, após decorridos apenas seis minutos e meio, quando teria direito a dez minutos, isto não consta do teor da Ata.

Igualmente não consta do teor da Ata, a ação abrupta, intempestiva e parcial do Presidente licenciado deste Conselho, Sr. Abílio Borges, quando da suposta votação do item 2 da pauta, ocorrida, diga-se de passagem, sem que fosse apreciado o pedido de votação nominal apresentado pelo Conselheiro signatário, bem como por outros membros do Conselho Deliberativo. O Sr. Abílio Borges iniciou o comando da suposta votação dizendo que quem era contra o prazo de 60 (sessenta) dias se mantivesse como estava. Logo depois, ao notar sua falha, e vendo que o seu grupo perderia, mudou subitamente o enunciado da suposta votação, em meio a um tumulto formado, dizendo que quem era a favor que ficasse como se encontrava.

Através dessa manobra, ao que tudo indica proposital, o Presidente licenciado deste Conselho, Sr. Abílio Borges, produziu uma ilusória e inverídica ‘manifestação consensual’ dos Conselheiros, inclusive com entrevista concedida ao Extra On Line nesse sentido – “Não houve contagem, mas havia consenso para a prorrogação das contas”, proclamando o resultado de uma suposta votação e logo após encerrando a reunião de forma inusitada, sem o esgotamento dos debates.

Não poderíamos deixar passar em branco estes lamentáveis acontecimentos, que reputamos da maior gravidade, manifestando igual repúdio às votações do tipo ‘permaneçam em seus lugares ou fiquem como estão”. Especificamente na votação retromencionada, havia a presença de vários sócios convidados, e a ordem de ‘permanecer como se encontravam’ era esdrúxula, pois enquanto alguns estavam sentados, outros tantos se encontravam em pé. Na verdade este tipo de votação se presta ao tumulto e a atender a vontade daqueles que preferem a vitória a qualquer custo, mesmo que sem o brilho moral.

Aproveitamos o ensejo, para solicitar a V. Sas., doravante, o envio das Atas das reuniões deste Conselho aos membros do Conselho Deliberativo, no prazo de 30 (trinta) dias, a teor do contido no art. 84, do Estatuto Social do C. R. Vasco da Gama, se possível por e-mail, tão logo estejam disponibilizadas na Secretaria do Clube.

No aguardo do acolhimento das solicitações de alterações acima mencionadas, relacionadas à Ata da reunião ordinária, subscrevemo-nos.

Cordialmente,

Leonardo Fraga Gonçalves

Conselheiro do CRVG e Presidente da Cruzada Vascaína




Fonte: Cruzada Vascaína