René Simões deseja ver o Vasco com metodologia do Barcelona

Domingo, 23/12/2012 - 12:24

Após inúmeros problemas na base durante o ano, o Vasco planeja uma nova realidade para as suas promessas em 2013. Cada vez mais necessitado de revelações, o clube definiu em uma reunião nos últimos dias que todas as categorias atuarão no mesmo esquema tático a partir de janeiro. O Cruzmaltino “imita” a filosofia consagrada do Barcelona com o objetivo de facilitar a adaptação dos jovens e formar grandes valores.

A ideia partiu do diretor executivo René Simões. O dirigente se reuniu com Mauro Galvão, coordenador das categorias de base, para discutir a questão. Prontamente aprovada, a filosofia será implantada em 2013, já que a diretoria entende que a prioridade é o time profissional. Com isso, o objetivo é reduzir a dificuldade dos garotos quando forem alçados ao elenco principal.

O processo será realizado desde o mirim até os juniores, passando por infantil e juvenil. A nova cúpula de futebol do Vasco detectou que o esquema tático era trocado com frequência pelos treinadores, o que causou determinadas pausas na evolução de meninos com potencial. Se depender de René Simões, o problema será extinto do clube.

“A filosofia do Barcelona é algo muito importante e estamos implantando-a no Vasco. Nenhuma categoria é mais importante do que o clube. Todos jogam pelo Vasco. Fica mais fácil a adaptação dos jogadores e favorece o trabalho em conjunto. Tivemos uma reunião com o Mauro Galvão e encaminhamos tudo. Não existe o profissional jogar em um esquema e na base o treinador fazer o que quiser. Todos sabem que o grande objetivo é o time principal. O Barcelona tem um modelo vitorioso e importante nesse aspecto. É uma inspiração para começar a mudar as coisas”, explicou.

Depois da morte do jovem Wendel Júnior Venâncio da Silva, de 14 anos, no dia 9 de fevereiro durante uma peneira do clube, no CT de Itaguaí, as interdições dos alojamentos e reformas de São Januário e centro de treinamento, o Vasco ainda sofre para regularizar questões como alimentação, transporte e atraso na ajuda de custo. Entretanto, a melhora aconteceu fora de campo na base. Apostando na força e modelo do clube catalão, o Cruzmaltino espera agora voltar a colher resultados dentro das quatro linhas.

Fonte: UOL