Ricardo Gomes foi homenageado durante a entrega do Prêmio Superar

Terça-feira, 11/12/2012 - 04:22

É recorrente atletas serem premiados no final do ano após uma temporada inteira de competições, conquistas e sucessos. Mas nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, o Prêmio Superar colocou lado a lado representantes brasileiros do esporte com ou sem deficiência, olímpico ou paralímpico, e homenageou grandes figuras esportivas do país que se destacaram em 2012, principalmente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres. Foram 11 vencedores entre atletas, para-atletas, técnicos e jornalistas, escolhidos pela Academia Superar de Notáveis, que é formado por 200 profissionais ligados ao esporte. O prêmio é uma iniciativa do Instituto Superar, ONG que dá suporte a atletas paralímpicos e que organizou o Prêmio Brasil Paraolímpico entre 2008 e 2010.

Entre os esportes paralímpicos, a festa foi do atletismo. O velocista Alan Fonteles foi eleito o Melhor Atleta Paralímpico de 2012. Em Londres, ele bateu a estrela sul-africana Oscar Pistorius na final dos 200m, na classe T44, e conquistou a medalha de ouro. O técnico de Alan, Amauri Veríssimo, também foi premiado, eleito o Melhor Técnico Paralímpico. Além de treinar o campeão, ele faz a preparação de Terezinha Guilhermina (ouro nos 100m e 200m, na classe T11), Lucas Prado e Yohansson Nascimento.

Na categoria Melhor Atleta-Guia, Carlos Bira foi o vencedor. Ele é o parceiro de Odair Santos, que levou a medalha de prata nos 1500m em Londres.

A Melhor Equipe Paralímpica foi a seleção brasileira de futebol de 5. Na modalidade jogada para atletas cegos, o Brasil conquistou o ouro ao derrotar a França na final. A modalidade mais vencedora da premiação entre os esportes sem deficiência foi o vôlei feminino. Não só as meninas da seleção brasileira, que conquistaram o segundo ouro consecutivo em Olimpíadas, em Londres, foram eleitas a Melhor Equipe Olímpica, como o técnico José Roberto Guimarães também recebeu o prêmio de Melhor Técnico Olímpico. Na capital inglesa, o Brasil se recuperou de resultados ruins na primeira fase da competição e, com muita dedicação, superou grandes rivais como Rússia, nas quartas de final, e EUA, na decisão, para subir ao lugar mais alto do pódio.

O ouro histórico de Arthur Zanetti na prova de argolas da ginástica artística nos Jogos de Londres lhe rendeu o prêmio de Melhor Atleta Olímpico. Não só foi o primeiro ouro de um brasileiro na modalidade como também a primeira medalha do país.

Ricardo Gomes e Zico são homenageados

Ex-treinador do Vasco e diretor-técnico do clube carioca, Ricardo Gomes foi lembrado pelos organizadores do Prêmio Superar e recebeu uma homenagem no evento. Ele sofreu um AVC em agosto de 2011 e está recuperado do trauma. O ex-jogador Zico também foi homenageado na festa, considerado um exemplo de superação a ser seguido. Confira os vencedores do Prêmio Superar 2012:

Melhor Atleta Olímpico - Arthur Zanetti
Melhor Atleta Paralímpico - Alan Fonteles
Melhor Equipe Olímpica - Vôlei feminino
Melhor Equipe Paralímpica - Futebol de 5
Melhor Técnico Olímpico - José Roberto Guimarães
Melhor Técnico Paralímpico - Amauri Veríssimo
Melhor Atleta-Guia - Carlos Bira

Melhor Reportagem Web - Túlio Moreira (GLOBOESPORTE.COM)
Melhor Foto - Fernando Maia
Melhor Reportagem Impressa - Jorge Luis Rodrigues (O Globo)
Melhor Reportagem para TV - TV Globo, com Desafio sem Limites: Fernando Fernandes salta de paraquedas

Fonte: GloboEsporte.com