Roberto Dinamite divulga mensagem pelo Dia Nacional da Consciência Negra

Terça-feira, 20/11/2012 - 00:06

Dia Nacional da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, data que materializa a imperiosa necessidade de reflexão sobre a importância dos afrodescendentes na construção do Brasil.

Entretanto, por muito tempo os negros brasileiros não puderam usufruir plenamente os desdobramentos da redentora Lei Áurea. Muitas eram as restrições impostas aos nossos irmãos para o convívio nos mais diversos segmentos da sociedade, aí incluídos a cultura, a educação, a economia e o esporte. Neste último, a discriminação era bastante significativa, principalmente nas associações esportivas dominadas pela elite.

Todavia, um clube originário das camadas mais populares viria alterar definitivamente aquele cenário discriminatório, ao abrigar em suas fileiras negros, brancos pobres e não letrados, mostrando a todos que naquela Casa não haveria distinção de cor, credo ou situação econômica. Bastava amar aquele pavilhão, o pavilhão do Club de Regatas Vasco da Gama. Temos orgulho daqueles vascaínos que insurgiram-se contra os ditames elitistas que dominavam as federações esportivas na antiga Capital Federal, nos já longínquos anos 20 do século passado, luta essa que fez do nosso Clube o pioneiro no combate às desigualdades social e racial no esporte, mazelas que ainda grassam na sociedade brasileira, mesmo que veladamente.

Contra as absurdas ressalvas que nos impuseram para que participássemos da então recém-criada Associação Metropolitana de Esportes Atlhéticos (AMEA), foi elaborado um documento que guardamos como verdadeiro trofeu, a Resposta Histórica, cujo texto prima pela concisão, forma enérgica e elegância na recusa à tentativa de eliminação de 12 atletas do elenco cruzmaltino de futebol porque foram acusados de terem "ocupação duvidosa", sentença proferida em um tribunal no qual não tiveram nem representação nem defesa.

A fibra daqueles homens transformou o futebol brasileiro. A têmpera firme daqueles que são os nossos avós e bisavós transformou o nosso Vasco no maior símbolo de democracia no esporte deste País.

Nesta data, a Diretoria do CR Vasco da Gama se solidariza com as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra e vem de público agradecer a todos os irmãos afrodescendentes que tanto contribuiram para as conquistas do verdadeiro Clube do Povo.

A eles, toda honra e toda glória!

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira
Presidente