Ricardo Gomes pesou gratidão da torcida ao voltar ao Vasco

Sexta-feira, 16/11/2012 - 09:31

Um dos aspectos que mais pesaram para o retorno de Ricardo Gomes ao Vasco foi a gratidão do, agora, diretor técnico ao clube e aos cruz-maltinos, que tanto torceram pela recuperação dele após o acidente vascular cerebral, sofrido em agosto do ano passado.

Um ano e três meses se passaram e, neste período, dirigentes e torcedores sempre demonstraram vontade de ver Ricardo Gomes, o comandante da vitoriosa campanha da Copa do Brasil, em São Januário novamente.

Enquanto Ricardo ainda estava internado no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio, vascaínos pintaram uma mensagem de apoio no muro em frente ao local (ver ao lado), intacta até hoje. Nela, o aviso de que a luta diária de Ricardo servia de inspiração. Após o retorno, eles esperam que este espelho de superação contagie também a Colina, que passa por momentos conturbados política e, principalmente, financeiramente.

– É uma alegria muito grande, não só de vê-lo recuperado, mas também voltando ao clube. Sabemos que a situação é precária e que ele vai ter um trabalho imenso para dar o mínimo de condição em 2013 – disse Davidson de Matos, representante da torcida idealizadora da mensagem.

Ricardo Gomes, por sua vez, mostrou-se emocionado ao lembrar do carinho recebido durante o período de recuperação.

– Eu vi (mensagem no muro em frente ao Pasteur). Fiquei surpreso e muito emocionado. Voltei depois lá no hospital para fazer uma visita e vi que ainda estava lá. Fiquei muito feliz – afirmou Ricardo.

O sentimento dos vascaínos por Ricardo se mostrou recíproco. Que este mesmo carinho faça o Vasco passar pela tormenta atual e volte a ter uma temporada vitoriosa.

Com a palavra

Fábio Miranda - Médico que acompanhou recuperação de Ricardo Gomes

Ele ficava muito feliz com o carinho

"Claro que as manifestações de apoio e carinho são muito importantes e influenciam positivamente na recuperação do paciente. E com o Ricardo não foi diferente. É bom não só para ele, mas também para as pessoas que o acompanham. A pessoa se sentir querida sempre dá força nesses momentos de recuperação.

Sempre que havia alguma manifestação da torcida, alguma visita, alguma mensagem de apoio, passávamos para o Ricardo e ele se mostrava muito feliz com isso.

Lembro-me que, recentemente, inclusive, o Ricardo chegou a comentar comigo que não sabia que era tão querido."

Encontro motivador

O encontro de Ricardo Gomes com o elenco levou ânimo e aliviou o ambiente pesado que paira no grupo cruz-maltino.

Na última quarta-feira, quando foi apresentado oficialmente como diretor técnico do Vasco, ele fez questão de ir ao vestiário dos jogadores antes da coletiva.

Por lá, bateu um papo com os jovens zagueiros Douglas e Luan, ganhou abraços apertados do volante Nilton e do atacante Alecsandro, e teve uma conversa especial com Juninho. Por terem morado por muito tempo na França, chegaram a arriscar palavras em francês em um clima muito descontraído. Funcionários também fizeram questão de dar um abraço em Gomes, provando o carisma dele no clube.

Para Wendel, reencontro ‘francês’

Além dos jogadores que trabalharam com Ricardo Gomes, o volante Wendel é outro que o conhece bem, mas dos tempos, principalmente, da França.

O primeiro contato entre os dois, porém, foi ainda na época da Seleção Brasileira sub-23, quando o atleta foi convocado por Gomes, então treinador. Depois, ambos trabalharam juntos no Bordeaux (FRA), onde foram campeões e quebraram a hegemonia de sete títulos consecutivos do Lyon.

Wendel acredita que a chegada do diretor pode dar bons frutos para o clube.

– Por tudo o que aconteceu com ele, isso não é um ganho só para o Ricardo, mas para o Vasco também. Comentamos entre nós (jogadores) que, com a experiência, ele vai poder superar os problemas do Vasco e o clube vai voltar a vencer – declarou o volante, esperançoso.

Na úlima quinta-feira, Gomes iniciou o trabalho e esteve no treino no Vasco-Recreio, onde ficou a maior parte do tempo na sala administrativa com o diretor Daniel Freitas.

Fonte: Lancenet