Maratonas Aquáticas: Confira entrevista com a nadadora vascaína Mariana Mello

Quinta-feira, 15/11/2012 - 13:31

Mariana Mello é nadadora do Vasco, e especialista em maratonas aquáticas. Jovem, já disputou inúmeras provas e já subiu ao pódio várias vezes também. Simpática, logo aceitou o convite pra bater um papo com o Vascalindas. Vamos conferir?!

Com quantos anos começou a nadar? Eu aprendi a nadar bem novinha, com dois anos. Morava no rio ainda e tinha problemas respiratórios, aí minha mãe me colocou na natação.

Teve influência de alguém? Minha família sempre teve ligação com o esporte, minha mãe praticou vários esportes (patinação artística, vôlei), meu pai já foi piloto de competição e meu irmão mais velho foi da seleção brasileira de remo. Mas ninguém ligado a natação, sempre gostei muito de água, era fascinada pela ”Pequena Sereia” rsrs e quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse a resposta era sempre a mesma: ser nadadora.

Na natação, em quem você se espelha? Eu sou especialista em maratonas aquáticas, na verdade, ultra maratonas aquáticas, porque nado um campeonato que se chama Fina Open Water Long Distance Grand Prix, esse campeonato tem distâncias entre 15 e 88km. Cresci vendo o Gustavo Borges, a Mariana Brochado e sempre os tive como ícones, mas nadando esse campeonato conheci uma nadadora argentina e passei a me espelhar nela também, o nome dela é Pillar Geijo, é uma nadadora excelente, bicampeã mundial e sobe ao pódio em todas as provas que nada, é uma atleta super dedicada, que treinou muito e ainda treina para estar onde está e apesar de ser campeoníssima não perdeu a humildade e simpatia.

E na vida, quem é sua inspiração? São meus pais, que sempre me ensinaram a traçar objetivos na vida e lutar para alcança-los.

Como foi sua trajetória até se tornar uma nadadora do Vasco? Aqui em Maricá eu nadei por muito tempo na Aquapoint, sabe aquele aluno que nunca falta faça chuva ou faça sol? Era eu! E sempre fui muito competitiva, meu professor lá me colocava para nadar contra a turma toda. Quando eu tinha uns 11 pra 12 anos meu pai foi até ao Canto do Rio em Niterói, fiz um teste lá, passei e logo entrei na equipe, nadei por lá durante 2 anos, até que surgiu o convite para o Vasco, fui lá e estou até hoje.

Como é sua rotina de treinos? É bem puxada, a vida é uma correria! Eu tenho 6 anos de Vasco, por 4 anos eu treinei em São Januário mesmo, indo lá e voltando para Maricá. Hoje eu me divido entre treinos aqui e no parque aquático de São Januário, Alguns dias nado na piscina do Esporte Clube Maricá, outros na Aquafish (uma academia que fica em Itaipu), nado em média 12km por dia 6 dias por semana, além de fazer musculação na Mad Academia, treinamento funcional com o Eduardo Alvarenga e fisioterapia com o Luiz Assunpção. Mas dependendo da fase de treinamento, eu chego a nadar 20km diários.

Qual foi a prova mais marcante que você disputou até hoje? Foi ano passado, na Argentina, quando fui a mais nova atleta a nadar a maratona aquática mais longa do mundo que teve 88km etapa do Campeonato mundial e era em um rio ligando a cidade de Hernandarias a cidade de Paraná. Foram 11h45min, quase 12horas de nado ininterrupto, só virava de costas para me hidratar e continuava nadando, durante o percurso tive que desviar de um navio, enfrentei vento, dores e consegui. Foi indescritível a sensação, sem dúvida a mais marcante.

De onde surgiu esse amor pelo Vasco? O amor pelo Vasco é um sentimento que foi crescendo e não para de crescer, eu acho que o fato de trabalhar lá é uma coisa aproxima, eu vivo o Vasco, o dia-a-dia sinto os mal momentos e vibro com os momentos de glória. Não tem como não ser apaixonada por esse clube, por essa torcida, eu me sinto honrada em defender a Nação Cruzmaltina.

Deixe um recado aos leitores do Vascalindas: O Vasco é uma paixão, hoje nosso clube passa por momentos adversos e turbulentos, mas o coração vascaíno bate forte e saberá vencer essas adversidades. Sim, porque vencer é o nosso lema!

Mariana Mello
Mariana Mello
Mariana Mello
Mariana Mello

Fonte: Vascalindas