Dinamite e outros craques homenageados em grafite no muro da estação Maracanã do metrô

Quarta-feira, 31/10/2012 - 16:25

Os muros de 15 estações da Linha 2 do metrô do Rio ganharam um colorido especial: as pichações deram lugar ao grafite. A ideia de usar a arte contra o vandalismo foi do próprio MetrôRio. O trabalho mais bonito vai receber um prêmio de R$ 20 mil.

Com jatos de tinta, os artistas dão forma a paisagens e rostos conhecidos dos cariocas. "Tem o meu ídolo ali que é o Zico, que eu estou reconhecendo, o Dinamite...", diz uma passageira, apontando para o muro com as imagens dos craques do Flamengo e do Vasco, que estão ao lado do botafoguense Garrincha e do tricolor Fred.

Somando todos os murais das 15 estações da Zona Norte, são 5 km de pintura, que consumiram 6 mil litros de tinta. Além da imensa obra de arte, o projeto é uma grande aula de história de cada bairro onde ficam essas estações.

Na estação Maracanã, quem passa faz uma viagem no tempo nos muros: desde a ave que deu nome ao bairro, ao idealizador do estádio, o jornalista Mario Filho, a Copa de 50 até o futuro do Maracanã com a Copa de 2014.

Na estação São Cristóvão, o zoológico do bairro toma conta dos muros que separam a Avenida Radial Oeste dos trilhos. E moradores e passageiros aprovaram a mudança.

"A gente queria realmente provocar um impacto positivo através das imagens, contando a história das comunidades para que as pessoas se identificassem ainda mais com aquela arte que está sendo reproduzida", explicou o diretor artístico do projeto, Aira Ocrespo.



Garrincha, Fred, Dinamite e Zico no muro da estação Maracanã do metrô


Fonte: G1