Estadual tem pequenas mudanças, mas sem turno extra; grupos de 2013 são definidos

Terça-feira, 30/10/2012 - 19:52

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) arquivou nesta terça-feira, em arbitral da Série A, a sua própria proposta de mudanças no regulamento do Campeonato Carioca para 2013 e 2014 - o Estatuto do Torcedor determina que o regulamento tem de ser mantido por, no mínimo, dois anos. A sugestão do departamento técnico da entidade, que previa um turno extra no torneio com 16 clubes, foi retirada da pauta pelo presidente da Ferj, Rubens Lopes, afirmando ter ouvido argumentos "convicentes e pertinentes" dos quatro grandes clubes do Rio.

Lopes anunciou a decisão depois de uma ampla apresentação defendendo, e esclarecendo, pontos polêmicos da proposta, como o suposto aperto do calendário com a mudança. Mantido o formato dos últimos anos, o Campeonato Carioca continuará sendo disputado em dois turnos, Taça Guanabara e Taça Rio. Os campeões disputam final em duas partidas. No caso de a mesma equipe vencer ambos será automaticamente proclamada campeã estadual. A competição começará no dia 19 de janeiro.

Haverá, no entanto, algumas modificações nas regras para privilegiar os times com mais pontos na classificação geral. Os mais bem colocados terão vantagem de empate nas fases finais. O primeiro turno, a Taça Guanabara, passa a ser disputado em jogos cruzados entre os integrantes dos dois grupos, como antes acontecia na Taça Rio que, agora, passará a ter partidas somente entre os times de cada grupo.

O ponto que causou mais polêmica, antes da aprovação por unanimidade do regulamento, foi a opção do pagamento de multa de R$ 500 para livrar atletas que teriam de cumprir suspensão automática em jogos decisivos por conta do terceiro cartão amarelo. Os quatro grandes foram contra, mas acabaram vencidos.

A tabela da competição só será decidida em outra reunião. No entanto, os dois grupos já são conhecidos. Confira abaixo:

GRUPO A

Botafogo
Vasco
Volta Redonda
Friburguense
Nova Iguaçu
Madureira
Olaria
Quissamã

GRUPO B

Fluminense
Flamengo
Resende
Macaé
Boavista
Duque de Caxias
Bangu
Audax

Fonte: GloboEsporte.com