Clubes pequenos apoiam a criação de turno extra para o Estadual 2013

Terça-feira, 30/10/2012 - 08:30

Se depender da união da maioria dos clubes pequenos para a criação de um turno extra para o Campeonato Carioca, a medida será aprovada. Friburguense, Macaé, Boavista, Quissamã, Bangu e Madureira se manifestaram a favor da mudança no regulamento da competição proposto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para o biênio 2013/2014. O discurso entre eles é uníssono: a alteração promove uma justiça maior dando a oportunidade do clube de melhor campanha disputar a fase final e também aumenta as chances dos pequenos de chegar ao título estadual. Já Botafogo, Fluminense, Vasco e Flamengo se manifestaram contra a ideia de criar um turno extra - inclusive com um documento enviado à Ferj.

- Até o presente momento conhecemos a proposta de regulamento superficialmente, mas concordamos com a mudança. Assim nós vamos dar mais chances aos clubes de menor investimento de chegar ao título - disse Jones Silva, presidente do novato Quissamã.

- Nós somos inteiramente a favor. É uma nova oportunidade de nós menores chegarmos até a fase final. Todo clube de menor expressão deve ser favorável à mudança - afirmou João Silva, supervisor geral do Boavista.

- Quero que as pessoas se convençam do que é melhor para todos. Eu vou votar no que é melhor para mim. Acho que, se os clubes grandes não acharem que é a fórmula ideal, temos que mudar. Mas não é em função de um que vamos mudar. Acho que todos eles têm mais chance de jogar mais clássicos. Isso tudo é para ninguém se desinteressar do campeonato. E eu não vejo problema nenhum com relação a datas. O Madureira gostou dessa fórmula e vamos defendê-la - disse Elias Duba, presidente do Madureira.

- Somos a favor. Apesar da reclamação, temos que testar. Além disso, é preciso sair da mesmice, tentar melhorar. O pensamento na evolução tem que ser constante. É preciso premiar o clube de melhor campanha também - contou o presidente do Bangu, Jorge Varela.

Os quatro grandes têm mais peso no sistema de votação, que usa como base a classificação na edição anterior (veja tabela abaixo), mas não conseguem superar a possível união dos clubes menores. Os pequenos que anunciaram o apoio à mudança somam até o momento 35 pontos, contra 58 dos grandes. No entanto, Volta Redonda, Resende e Audax não quiseram se manifestar antes da Reunião do Conselho Arbitral, que acontece na sede da federação nesta terça-feira, às 17h. Juntos, estes três clubes somam 24 pontos e, se optarem pela alteração, já é o suficiente para promover a mudança no regulamento e o turno extra poderá ser criado.

- Ainda não fui procurado oficialmente e ainda não tenho conhecimento sobre a proposta de mudança. Vou avaliar com calma e só depois disso o Resende vai se posicionar - disse o presidente do Resende, Ricardo Simão.

O novo regulamento cria um turno extra, em formato de semifinal com os quatro times que mais pontuarem ao longo dos dois primeiros turnos, excetuando-se os seus campeões. Os vencedores dos jogos se classificariam para disputar a semifinal do Carioca com os campeões das Taças Guanabara e Rio.

A proposta do novo regulamento (veja na íntegra abaixo) foi elaborada pelo departamento de competições da Ferj e aprovada pelo presidente da entidade, Rubens Lopes, que autorizou a divulgação para a análise dos clubes antes do conselho arbitral. De acordo com ele, nenhuma sugestão de fórmula foi apresentada, mas a federação estaria aberta a contrapropostas e ao debate, já que o novo regulamento “não é uma realidade, mas apenas uma hipótese”.

- Nosso regime é democrático, e a decisão cabe unicamente aos clubes, após manifestação de opinião, defesa de ponto de vista e a mais ampla argumentação. Não se trata de agradar ou desagradar. Apenas apresentamos uma sugestão, no nosso entendimento boa, mas que pode muito bem ser inteiramente rejeitada, como pode ser inteira ou parcialmente aprovada. Todos terão bastante tempo para estudar a proposta e decidir com clareza e sem nenhuma dúvida - declarou, por e-mail.

Os presidentes de Nova Iguaçu, Olaria e Duque de Caxias não foram encontrados para comentar a questão.

Fonte: GloboEsporte.com