Vasco também enviou proposta de regulamento para o Estadual 2013

Quarta-feira, 24/10/2012 - 11:32

Assim como Fluminense e Botafogo, o Club de Regatas Vasco da Gama enviou na noite desta terça-feira, dia 23, a sua proposta de Regulamento para o Campeonato Carioca 2013-2014.

Abaixo, você confere a proposta encaminhada pelo clube cruzmaltino:

Proposta Vasco da Gama

Fonte: Ferj

Bota, Vasco e Flu sugerem propostas para evitar turno extra no Carioca

A fim de evitar a implantação de um terceiro turno a partir do Campeonato Carioca de 2013, conforme proposta apresentada pela Ferj, apoiada pelos clubes de menor investimento, Botafogo, Fluminense e Vasco encaminharam à entidade uma proposta cada um de reforma no regulamento da competição visando os próximos anos. Nas duas, o número de jogos será mantido. As duas propostas vão à votação no Conselho Arbitral que será realizado na próxima terça-feira.

Fluminense e Vasco, com documentos similares, apresentaram mais sugestões de mudanças e compartilham algumas com o Botafogo. Os três clubes defendem a inversão dos cruzamentos da Taça Guanabara com a Taça Rio. Ou seja, os confrontos do primeiro turno seriam entre os clubes de grupos diferentes, deixando a Taça GB com oito rodadas.

No documento entregue pelas diretorias de Flu e Vasco, existe ainda a proposta da implantação de vantagem do empate nas semifinais de turno para os times que fizerem melhor campanha na fase de grupos nos respectivos turnos. A ordem da realização das semifinais também teria a ver com o desempenho na fase de grupos. Os times que, combinados, tiverem campanha inferior farão a primeira semifinal de turno.

Na proposta do Botafogo, além da inversão dos confrontos, seria derrubado o saldo de gols na decisão geral do Carioca, a fim de evitar o que ocorreu com o próprio Alvinegro neste ano, quando o time levou 4 a 1 do Fluminense na primeira partida e o segundo jogo acabou sendo quase um amistoso. Se cada equipe vencesse um jogo cada na final, independentemente da diferença de gols, seria disputada uma prorrogação de 30 minutos e, persistindo o empate, viriam os pênaltis.

É importante ressaltar que a vontade apenas dos grandes quatro grandes não define qual proposta será aceita, já que o peso dos votos de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco não são suficientes para garantir a maioria de votos no arbitral. O peso é definido pela classificação no Carioca anterior.

E, segundo os presidentes de Nova Iguaçu e Madureira, a ideia de ter um terceiro turno foi bem aceita pelos times de menor investimento. Bota, Flu e Vasco, se quiserem que suas propostas virem realidade, terão de convencer os cartolas dos pequenos.

Fonte: Lancenet