Cruzada Vascaína publica resumo da reunião do Conselho Deliberativo

Sábado, 27/10/2012 - 15:11

RESUMO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO (CD) DO CRVG, REALIZADA EM 23 DE OUTUBRO DE 2012.

Aberta a Sessão, o Secretário do CD, Antonio Carlos Pereira de Lemos Basto, procedeu a leitura do ofício da Diretoria Administrativa requerendo a retirada de Pauta do item 4 – Reajuste do plano de Sócios, já que o processo relativo ao programa de sócios e suas mudanças ainda está em estudo. O Presidente do CD, Abílio Borges, após, informou que será marcada reunião específica, já consignando a data de 06 de novembro de 2012, para sua realização e deliberação acerca do assunto.

Na sequência, o Secretário do CD procedeu a leitura do Ofício 1.519, oriundo da 19ª Vara Cível da Capital do Rio de Janeiro, e da íntegra da decisão que indeferiu a tutela antecipada nos autos do Processo nº 0413958-63.2012.8.19.0001, interposta pelos beneméritos Otto Alves de Carvalho Júnior e Itamar Ribeiro de Carvalho, em face do C.R. Vasco da Gama e Carlos Roberto Dinamite de Oliveira, visando a exclusão dos itens 1, 2 e 4 da Pauta de Convocação desta reunião.

Em seguida, foram lidas as justificativas de ausências de alguns Beneméritos.

Passou-se, então, ao item 1 da Pauta – Apreciação e Deliberação da Ata da reunião de 19/12/2011.

O Secretário do CD informou ter recebido um Ofício firmado pelo Conselheiro Leonardo Fraga Gonçalves, bem como um e-mail do Conselheiro Alexandre Bittencourt. As quais foram lidas e acolhidas pelos integrantes da Mesa do Conselho Deliberativo.

O primeiro solicitou que a Ata da reunião anterior fosse retificada para fins de inclusão do pedido do Conselheiro Mario Piragibe dirigido ao Presidente do CD, Abílio Borges, para que o mesmo renunciasse ao referido cargo; além da correção de uma data (cunho formal); e, a inclusão da fala dos Conselheiros Álvaro de Souza, Tadeu Correia da Silva e Yuri Lumer, na oportunidade.

Já o segundo solicitou que fosse incluído na Ata anterior, o seu voto vencido quanto à manutenção do texto da Ata da reunião ordinária do CD, realizada em 25 de outubro de 2011.

Passada a palavra ao Presidente do Conselho de Beneméritos do CRVG, Eurico Miranda, este fez questão, inicialmente, de esclarecer o motivo pelo qual resolveu não fazer parte da mesa da presente reunião. Disse tratar-se da forma que encontrou para protestar contra a ausência e desprestígio dos Presidentes de Poderes do Clube às reuniões do Conselho que preside. Prosseguiu, dizendo que em outubro de 2011, foi realizada uma reunião ordinária onde os balanços foram votados conjuntamente com a Carta do Conselho de Beneméritos, a qual foi lida e apontava as considerações em relação aos Balanços de 2009/2010. Lembrou que, antes desse fato, contou com a presença dos Presidentes deste Conselho, Abílio Borges, e do Conselho Fiscal, Hélio Donin, em uma reunião do Conselho de Beneméritos, oportunidade em que alertou-os que o CRVG não podia ficar dois anos sem aprovação de suas contas. Na oportunidade, ouviu as considerações de ambos, que concordaram com esse fato. Assim, as contas foram votadas com a carta encaminhada pelo Conselho de Beneméritos, contendo suas recomendações. A seu ver o assunto estava encerrado, mas, em dezembro de 2011, presenciou uma coisa sui generis, pois não foi constatado qualquer erro material na Ata da reunião ordinária de outubro de 2011, e sim foi realizada uma alteração do seu teor, com submissão de nova proposta para a Ata então aprovada. Situação esta contrária ao testemunhado pelo Secretário do CD, testemunha maior, e do Sr. José Carlos Torres Neves Osório, que, pela sua condição de ex-Presidente deste Conselho, julga possuir ‘fé-pública’. Assim, a Ata foi modificada e foi submetida à votação, com inserções e retificações na Ata aprovada, acolhendo-as, passando a fazer parte do referido documento. Com isso, fez consignar protesto ao que efetivamente aconteceu, o que não pode ser admitido. Lembrou, por fim, que a carta do Conselho de Beneméritos deve ficar anexada à Ata da reunião de outubro de 2011, conforme, inclusive, determinação do Presidente deste Conselho.

Após, o Presidente do CD colocou a Ata em votação, sendo ela aprovada por maioria.

Passou-se, então, ao item 2 da Pauta – Análise e Deliberação acerca do teor do ofício da Presidência nº 18/2012 encaminhado a este Conselho.

O Secretário do CD dispensou a leitura do Ofício citado, em virtude do encaminhamento prévio aos membros do Conselho Deliberativo.

Após, foi passada a palavra ao Presidente da Diretoria Administrativa do CRVG, Carlos Roberto Dinamite de Oliveira, que registrou e agradeceu a presença do Presidente de Honra, Antonio Soares Calçada, e do ex-Presidente, Eurico Miranda.

Prosseguindo, fez uma exposição acerca do que está acontecendo. Disse entender que o que aconteceu em relação às contas e falhas detectadas pelo Conselho Fiscal, mas que solicitou um prazo de 120 dias para corrigir algumas coisas. Afirmou que as falhas e irregularidades não se deram por dolo ou fraude e, pelo respeito que tem à instituição, com base no que a nova equipe de finanças, que assumiu recentemente, lhe transmitiu, tem condições de reduzir esse prazo para 60 dias, visando regularizar e conversar com o Conselho Fiscal sobre que seus membros entendem. Nesse momento, afirmou, a instituição deve estar acima de qualquer coisa e as pessoas deve querer o bem do Clube. Por fim, agradeceu a presença de todos, discutindo os interesses do CRVG e que devemos sair daqui com essa decisão tomada em privilégio do Clube, no sentido de levar aos membros do Conselho Fiscal os esclarecimentos necessários para aprovar de forma correta e tranquila o balanço e as contas do Clube.

A seguir, o Presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, falou que apesar da convocação não ter sido encaminhada para aquele Conselho, os seus membros receberam a Pauta como Conselheiros natos que são. Disse que o Conselho de Beneméritos se reuniu ontem (22 de outubro de 2012) e decidiu que não poderia aprovar o balanço e as contas como foram apresentadas. Entretanto, hoje, conversou com o Presidente do Clube, Roberto Dinamite, para saber qual seria a sua intenção, no que foi esclarecido por ele que seria fazer as adequações e atender, na totalidade, o que foi consignado pelo Conselho Fiscal, apresentando o balanço e as contas sem qualquer falha. Após, conversou com o novo Vice de Finanças, Nelson de Almeida, que se posicionou da mesma forma, ressaltando, inclusive, a necessidade da apresentação e votação ainda no ano corrente, com a necessária convocação deste Conselho. Assim, no interesse do Clube, posicionou-se favoravelmente à concessão do prazo de 60 dias.

Na sequência, fez uso da palavra, o 2º Vice-Presidente Geral e ex-Vice de Finanças do CRVG, Nelson Rocha, que iniciou sua exposição falando sobre o teor do Ofício 018/2012, firmado pelo Presidente da Diretoria Administrativa do Clube, que apesar de possuir poderes, foi elaborado à sua revelia. Disse discordar frontalmente sobre esse pedido, pois o Parecer do Conselho Fiscal reflete uma opinião e não a verdade. Afirmou respeitar as opiniões, mas diverge do referido Parecer, que está eivado de erros. Nesse sentido, entende que o balanço e as contas encontram-se em condições de serem apreciadas e julgadas, não sendo correto postergar essa votação. Quanto ao item 1 do Parecer do Conselho Fiscal, disse que o impacto das inversões é da ordem de R$ 113.000,00 (cento e treze mil reais), o que é irrisório em relação à receita anual (137 milhões de reais). Quanto aos demais itens, a seu juízo, devem ser segregados, pois tratam de discussões paralelas que não afetam as contas, mas, provavelmente, com o pedido de prazo, o Presidente da Diretoria Administrativa, Roberto Dinamite, e o 1º Vice-Geral, Antônio Peralta, devem entender mais de contabilidade do que ele próprio. Por fim, afirmou não ver autoridade moral para o Presidente do Conselho de Beneméritos discutir sobre balanços, pois quando a Diretoria assumiu o Clube, em meados de 2008, foi necessário fazer o reconhecimento de mais de 250 milhões de reais.

Nesse momento, dada a acalorada discussão entre os Srs. Eurico Miranda e Nelson Rocha, o Presidente do CD suspendeu a sessão por 10 minutos até que os ânimos se acalmassem.

O próximo a fazer uso da palavra foi o Conselheiro Leonardo Gonçalves que afirmou ser necessário sairmos hoje com uma decisão em prol do CRVG. Disse que apesar dos membros da Cruzada Vascaína estarem exercendo, em sua grande maioria, o primeiro mandato neste Conselho, todos estão se inteirando dos assuntos do Clube e, assim, procedeu a leitura de trechos de uma ação movida contra o CRVG, mas, reservou-se ao direito de informar os nomes dos autores somente após a leitura dos seguintes trechos: [clique aqui para acessar o documento]

Após, informou que os autores dessa ação são os Srs. Abílio Borges, Bruno Leandro, José Hamilton Mandarino, José Pinto Monteiro e José Roberto Saraiva Gomes da Costa, que, coerentemente com a posição do atual Presidente do CD, quando na situação de oposição, disse que votaria no sentido desse Conselho aprofundar a discussão e tomar a decisão de examinar e deliberar sobre o Balanço e as Contas do Exercício de 2011.

Em seguida, fez uso da palavra, o Presidente do Conselho Fiscal, Hélio Donin, que, inicialmente, esclareceu que os membros do referido Conselho foram eleitos para defender o CRVG e não determinadas facções, não existindo, portanto, situação ou oposição. O trabalho é eminentemente técnico. O item discutido é para analisar o pedido de prazo para correções, o que o leva a crer que a Diretoria, sabiamente, detectou esses erros. Disse que devemos aquiescer essa ideia e solicitação, visando corrigir os problemas verificados. Após, disse lamentar que um ex-Presidente do CRC-RJ, no caso, o Sr. Nelson Rocha, defenda a aprovação do balanço com erros, não importando em que montante, pois se há inversão de contas, em consequência, há modificação do passivo e das demonstrações do resultado exercício, o que não pode ser aceito. Lamentou, também, a forma como foi tratado o Conselho Fiscal pelo ex-Vice Presidente de Finanças, já que ele é composto por profissionais que querem o bem do CRVG e seus membros, em nenhum momento, o agrediram. Por fim, disse que devemos aprovar o prazo solicitado para refazer o que está errado, mas, que se preocupa, também, com o prazo que o Conselho Fiscal terá para verificar essas correções, já que o prazo solicitado abrange apenas as ações da Diretoria Administrativa.

Prosseguindo, fez uso da palavra, o novo Vice-Presidente de Finanças, Nelson de Almeida, que disse ter assumido a pasta há pouco mais de 15 dias e se deparou com problemas, o que o fez chegar a conclusão, em conjunto com seu grupo de apoio, que deveriam ser melhor analisadas as contas, inclusive, conversando com o Conselho Fiscal, visando aprová-las corretamente. Afirmou que conversará com todos os envolvidos e acredita que realizará as correções muito antes do prazo que for concedido, com a ajuda do Conselho Fiscal, em prol do CRVG. Por fim, afirmou estar feliz com o consenso, com o respeito às posições aqui declinadas.

Pediu a palavra, em seguida, o Conselheiro Fiscal, João Marcos Amorim, o que foi negado pelo Presidente do CD, Abílio Borges, sob a alegação de ter sido excedida a quantidade de Conselheiros que abordaram a matéria, prevista no art. 10 do Regimento Interno do Conselho, e que ela estava em condições de ser votada.

Neste momento, os Conselheiros da Cruzada protestaram veementemente contra a decisão do Presidente do CD, mas, este usando suas prerrogativas submeteu o assunto a “votação” sem que houvesse a contagem efetiva dos votos, declarando o resultado final como “aprovado por maioria”, ainda que muitos se perguntassem o que, exatamente, fora aprovado. Após, o Presidente do CD encerrou a Sessão sem, ao menos, puxar o tradicional “Casaca”.


Fonte: Cruzada Vascaína