Donin comenta reunião do Conselho Deliberativo nesta 3ª-feira

Terça-feira, 23/10/2012 - 10:41

Na primeira reunião deste ano, o Conselho Deliberativo do Vasco tem polêmica pauta: as contas de 2011. Após o relatório do Conselho Fiscal pedir a reprovação o exercício do último ano e a diretoria pedir um novo prazo para refazer contas, o tema entra em votação nesta noite em reunião marcada para as 20h na sede da Lagoa.

Há pouco mais de uma semana, a diretoria do Vasco pediu um prazo de 120 dias para refazer a prestação de contas de 2011. O presidente do Conselho Fiscal, Helio Donin, que comandou o trabalho que condena as contas do último exercício analisado, considera o pedido da gestão Dinamite um atestado de bom trabalho da sua comissão.

- Significa que eles reconhecem que nosso trabalho foi feito de maneira correta - diz Donin, que é contador e membro do conselho deliberativo do Vasco.

Caso os 120 dias passem pelo Conselho Deliberativo, a votação pela aprovação ou não das contas, evidentemente, também estaria adiada. O presidente do Conselho Deliberativo é Abílio Borges, que se eximiu de comentar as chances de aprovação do adiamento da análise das contas.

- Sou como um juiz nesse processo. Não posso emitir qualquer opinião. Vamos ver o que será decidido - afirma Abílio Borges, que recebeu críticas da oposição pela ausência de reuniões do conselho este ano.

Para Donin, o atraso ainda maior na análise das contas pode prejudicar a previsão de orçamento do Vasco para 2013.

- Já estamos em outubro. Se for adiado, vai ter que ser feita uma força-tarefa para revisar essas contas de 2011 e para fazerem a prestação de contas de 2011. Alguma coisa vai ser sacrificada - diz Donin, que garante não ter mudado em nada sua avaliação do parecer que emitiu com o Conselho que preside.

Manobra à vista

No relatório, o Conselho Fiscal pede a rescisão com o programa “Vasco é meu”, além da sugestão de que o clube entrasse na Justiça para reaver o dinheiro que deixou de ganhar da empresa Jeff Sports, que administra o programa de sócios. Donin também cita falhas em contas e irregularidades encontradas na parceria com a Penalty. Entre os problemas apontados, há 530 contas no balanço que foram invertidas.

Segundo o ex-vice de finanças Nelson Rocha, que vai defender nesta noite as contas de sua gestão, a inversão das contas foi problema de importação de dados. Rocha lembra que só viu as contas na hora de repassar o balanço na versão resumida, sem ter acesso às minúcias de cada etapa.

- O Conselho tem razão sobre contas que foram invertidas, mas foi um outro problema. Mas, no resultado geral, a diferença é de R$ 113 mil. Penalty e programa de sócios, a discussão é sobre contratos, não contas — disse Rocha, que é contra o adiamento proposto por Dinamite e quer a aprovação de contas na noite de hoje.

- Não há motivo para reprovar o balanço por essa diferença (R$ 113 mil). O parecer do conselho é uma aberração contábil, uma irresponsabilidade - diz Nelson Rocha.

Na oposição, a Cruzada Vascaína divulgou um comunicado com duras críticas à gestão do presidente Roberto Dinamite e as contas apresentadas do ano de 2011.

- O clube foi sangrado financeiramente sob a omissão do Roberto Dinamite, que já tinha conhecimento do problema e do presidente do Conselho Deliberativo Abilio Borges que procurou esconder o parecer dos conselheiros durante esse tempo todo - disse o presidente da Cruzada Leonardo Gonçalves.

Nos bastidores, a informação é de que a situação busca o adiamento a todo custo. Caso este prazo não seja oferecido, os conselheiros devem até votar pela aprovação das contas, apesar de todos erros apresentados no relatório do Conselho Fiscal.

Fonte: Extra online